O Google anunciou duas aquisições importantes em dois dias. A gigante das buscas comprou o Meebo, plataforma social que inclui também acesso a boa parte dos messengers (MSN, Yahoo!, AIM, ICQ), e o Quickoffice, ferramenta de edição de documentos de texto ou dados, similar ao Microsoft Office. Ambas as incorporações foram confirmadas, mas nenhuma teve o valor divulgado.

Em relação ao Quickoffice, especula-se que a intenção da compra seja melhorar os serviços do Google Drive, que reúne os arquivos do Google Docs, aliado a um sistema de armazenamento na “nuvem”. “O QuickOffice tem uma base sólida de usuários e tem estabelecido registros sólidos de interoperabilidade com os formatos de arquivos mais populares. Trabalharemos para trazer sua tecnologia para os nossos apps”, afirmou Alan Warren, diretor de engenharia do Google, em postagem no blog oficial da empresa.

Já sobre o Meebo, comprado em uma transação especulada em US$ 100 milhões, o foco deve ser nos usuários ativos e na equipe de tecnologia, que será incorporada ao Google. Os departamentos de marketing e vendas serão dispensados.