A 7ª edição da pesquisa “The Most Influential Brands” realizada pela Ipsos no Brasil aponta que o Google continua sendo a marca mais influente entre os brasileiros. Na sequência do TOP 3 estão Samsung, que este ano ultrapassou o Facebook e alcançou a segunda posição no ranking deixando a plataforma de Mark Zuckerberg em terceiro lugar. As outras marcas que compõem o TOP 10 são: YouTube (4º), Nestlé (5º), Microsoft (6º), Colgate (7º), Johnson & Johnson (8º), Netflix (9º) e Omo (10º).
“As marcas se tornam mais influentes através de suas inovações. Marcas influentes mudam a nossa rotina e tornam as nossas vidas mais interessantes. A tecnologia está mudando as nossas vidas, por isso não é surpresa ver tantas marcas do setor no ranking. A mudança nas posições não quer dizer que elas deixaram de fazer alguma coisa importante no ano, mas, sim, que outras também se destacaram”, revela Alan Liberman, head latam de marketing strategy & understanding na Ipsos.
Pelo segundo ano consecutivo o Google lidera o ranking. Para Flávia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google para a América Latina, é um orgulho ver o Google em primeiro lugar na pesquisa, pois a empresa é relativamente nova.
“Somos uma empresa digital e já vivemos nesse ambiente. É confuso e complexo. O Google possui em seu DNA a criação de produtos que resolvam o problema das pessoas para que elas vivam em um mundo melhor. Isso é o que acreditamos como companhia. Temos atualmente oito plataformas com mais de um bilhão de consumidores e praticamente todo mundo usa algum dos nossos produtos. Mais do que influente, queremos ser relevantes na vida das pessoas”, diz Flávia.
Após ter conquistado o posto de maior anunciante global, a Samsung vem reforçando a sua relevância no mercado e celebra o fato de ter alcançado a segunda posição no ranking.
“Na Samsung trabalhamos diariamente para trazer inovações que sejam significativas para a vida das pessoas. Esse reconhecimento reforça que estamos no caminho certo. É uma honra poder contar com a confiança e respeito dos brasileiros”, afirma Loredana Sarcinella, diretora sênior de marketing da área de dispositivos móveis da Samsung Brasil.
A apresentação dos resultados, que aconteceu nesta quinta-feira (28), em São Paulo, também contou com um bate-papo entre Andrea Salgueiro, vice-presidente global da Unilever, Flávia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google para a América Latina, Camila Mazini, head da Nubank e Marcio Santoro, copresidente da Africa, que discutiram as diferentes dimensões de influência.
“Ser influencer é um fim e não um meio. Olhamos para as marcas como se elas fossem pessoas. Com que tipo de pessoa você quer se relacionar? Que tipo de pessoa você valoriza para estar ao seu lado? Então, com as marcas é a mesma coisa. Tentamos entender com os nossos clientes o que está sendo discutido na sociedade para colocar dentro do ambiente de comunicação da marca. Elas precisam fazer ações que fazem sentido. Como elas observam o mundo e transformam isso sem comunicação”, comenta Marcio Santoro, copresidente da Africa.
A pesquisa “The Most Influential Brands”, que é realizada em 17 países, entrevistou 1.030 pessoas no Brasil. O estudo analisa também como o público classifica cada marca dentro de 57 atributos, medindo o impacto destas marcas na vida dos entrevistados, além de entender se fazem parte do cotidiano dos consumidores. A pesquisa ajuda a compreender como cinco dimensões (Liderança & Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade Social e Engajamento) estão relacionadas com esta influência.