Google quer ajudar o jornalismo (Imagem de Photo Mix por Pixabay)

Devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus, o Google News Initiative anuncia nesta quarta-feira (15) o lançamento do Fundo de Auxílio Emergencial ao Jornalismo.

O objetivo é oferecer apoio a milhares de pequenos e médios veículos de todo o mundo, bem como a empresas que cobrem o noticiário local.

“O financiamento será aberto a organizações de mídia que produzem conteúdo original voltado a comunidades regionais durante a crise atual. Os valores irão de alguns milhares de dólares para redações pequenas a dezenas de milhares para organizações de maior porte, essas quantias vão variar também de acordo com a região”, explica Richard Gingras, vice-presidente de Notícias do Google.

Veículos de imprensa de qualquer lugar podem se inscrever para receber recursos – basta preencher este formulário. “Nosso objetivo foi criar o processo mais fácil possível, de modo a assegurar que a ajuda chegue às redações de vários lugares do mundo. O prazo de inscrições se encerra na madrugada do dia 30 de abril de 2020, às 3h59, horário de Brasília. Ao fim dessa etapa, vamos anunciar quem vai receber os fundos e como cada veículo vai usar o dinheiro”, explica Gingras.

Pensando nos repórteres que atuam na linha de frente da cobertura sobre a pandemia, o Google.org vai doar ao todo US$ 1 milhão para o International Center for Journalists (ICFJ), que planeja oferecer recursos de apoio imediato a repórteres de todo o mundo, e para o Dart Center for Journalism and Trauma da Columbia Journalism School, que está ajudando jornalistas expostos a situações traumáticas durante esta crise.

“Acreditamos que temos a responsabilidade de fazer o que estiver ao nosso alcance para aliviar a pressão financeira imposta às redações. Continuaremos buscando novas maneiras de ajudar, com novos anúncios que serão feitos em breve”, finaliza o VP.