A companhia se destacou nas dimensões de inovação, confiança e presença na vida das pessoas

O Google é a marca mais influente do Brasil, segundo o levantamento The Most Influential Brands Brasil da Ipsos, realizado pelo 9º ano consecutivo. No ranking dominado por empresas de tecnologia e globais, a companhia se destacou nas dimensões de inovação, confiança e presença na vida das pessoas. A marca também havia conquistado a primeira posição na pesquisa divulgada no ano passado.

Segundo Maria Clara Fleury, head latam de marketing insights e content do Google, o reconhecimento é reflexo da busca por se conectar com as pessoas e ajudá-las a transformar as suas vidas.

“Olhando para 2021 e refletindo também sobre 2020, eu penso no compromisso que o Google tem de melhorar a vida das pessoas, seja organizando as informações no google e no YouTube e tornando-as acessíveis ou apoiando projetos que reforçam o nosso compromisso com o Brasil. E a gente vê como a tecnologia foi usada e transformada ao longo da pandemia”.

De acordo com a executiva, o país é um dos 5 maiores mercados e a empresa tem sempre o desafio de se mostrar cada vez mais relevante, colocando as pessoas no centro das discussões. “Tem uma frase que usamos que é: ‘conheça o usuário, conheça a mágica e conecte os dois’”, explica, sobre o desafio de entregar e adaptar soluções.

O top 10 do ranking contou com Samsung, 2º, YouTube, 3º, Netflix, 4º, Americanas, 5º, ocupando os cinco primeiros lugares. E ainda Amazon, 6º; Mastercard e Facebook, 7º; Nestlé e Natura, 8º; Mercado Livre,9º; e Microsoft, 10º.  

Participando do painel de análise das marcas escolhidas, Hugo Rodrigues, Executive Chairman da WMcCann, agência que trabalha com Mastercard, Americanas e Nestlé, chamou a atenção para como uma outra dimensão que compõe a pesquisa, a de “responsabilidade social”, não apresentou notas elevadas.

Segundo o profissional, as práticas de ESG precisam ser empregadas com mais força, mais prática e menos discurso, estimulando a criação de hábitos. “Desafio para nós buscarmos no ano que vem”, disse. Entre as 10 marcas mais influentes, apenas a Natura registrou nota acima da média de 20% - a categoria significou 35% da avaliação da empresa.

Representando a Nestlé, que dividiu o oitavo lugar com a Natura, Barbara Sapunar, diretora de sustentabilidade, comunicação e branding, disse que a companhia tem o desafio de transmitir o que faz sem parecer que está praticando o “greenwashing” - ou seja, propagandeando o que não faz de fato.

“A gente como companhia investe na cadeia do leite, do café e do chocolate há muitos anos. E com o boom do ESG, a gente tem que comunicar mais. E acreditamos que fazemos muito e falamos menos do que fazemos”, explica. A marca entrou no ranking puxada pelas dimensões de confiança, 28%, engajamento, 26% - responsabilidade social representou apenas 15% da nota.