Programa quer apoiar organizações a testar projetos para combater a desinformação por meio da tecnologia
O Projor (Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo) e a Google News Initiative deram início, nesta terça-feira (5), às inscrições para o projeto Codesinfo - Fundo de Inovação Contra a Desinformação Online.
O programa visa a apoiar as organizações selecionadas a desenvolver e testar projetos inovadores para combater a desinformação por meio da tecnologia. As descobertas e resultados vão ser compartilhadas com o ecossistema de notícias posteriormente para que possam ser replicadas por outras redações.
Os projetos selecionados receberão um investimento de até 100 mil reais para implementar a solução, informou o Google.
Qualquer veículo de comunicação brasileiro listado no Atlas da Notícia pode se inscrever. Serão elegíveis propostas para o desenvolvimento e implementação de sistemas, ferramentas, aplicações ou produtos jornalísticos que tragam soluções para o problema da desinformação em meios digitais.
No ato da inscrição, os proponentes deverão descrever a ideia do seu projeto, apresentar um cronograma a ser cumprido em 7 meses e um orçamento básico para a implementação.
#ÉFake
Na última semana foi a vez do Itaú Unibanco, que apresentou a plataforma #ÉFake, que tem o objetivo de auxiliar no combate às notícias falsas relacionadas ao banco e ao mercado financeiro como um todo.
Impulsionado pelo Q-Insider, plataforma da Quaest para coleta e mineração de dados, a #ÉFake tem a capacidade de rastrear e identificar notícias falsas relacionadas à marca Itaú em sites, blogs, redes sociais e grupos de mensagem.
(Crédito: Foto de Solen Feyissa na Unsplash)