As empresas doaram U$ 13,2 milhões para apoiar a rede de 135 organizações, distribuídas em 65 países

O Google e o YouTube anunciam a criação de um Fundo Global de Checagem de Fatos por meio de uma doação à Rede Internacional de Checagem de Fatos (International Fact-Checking Network), da Poynter Institute.

O fundo vai dar apoio a uma rede de 135 organizações, distribuídas em 65 países, que verificam informações em mais de 80 idiomas.

A doação de R$ 13,2 milhões se trata da maior doação individual do Google e do YouTube para o trabalho de combate à desinformação, esforço que se soma às iniciativas e programas já existentes com o mesmo propósito de ambas as empresas por meio da Google News Initiative.

As organizações de checagem de fatos poderão usar os recursos para incorporar novas tecnologias, criar ou ampliar sua presença digital, otimizar ferramentas de verificação e aumentar a capacidade de atrair mais leitores, graças a formatos inovadores como áudio, vídeo e podcasts. O fundo será inaugurado no início de 2023.

A partir do ano que vem, o YouTube vai realizar uma série de treinamentos para organizações de checagem de fatos interessadas em saber mais sobre a plataforma e sobre melhores práticas para estratégias e engajamento com conteúdo em vídeo.