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Google, Facebook e Natura são as marcas mais relevantes para os brasileiros. As três empresas aparecem em um ranking divulgado pela Ogilvy Brasil, que realizou um estudo para saber a importância das marcas para os consumidores. Em quarto lugar aparece Havaianas, seguida de Netflix, O Boticário, Samsung, Nestlé, Apple e a décima colocada, Nike.

Ao todo, a agência avaliou 50 marcas nacionais e internacionais para entender como elas são importantes para os consumidores. Entre os insights colhidos na pesquisa, um dado chamou atenção. Em países emergentes, as pessoas se importam mais com as marcas do que no Brasil, em que 68% da população consideram as marcas importantes. Em locais mais maduros, como Inglaterra e Estados Unidos, o nível de importância cai para 53% e 57%, respectivamente.

Para entender como as marcas são relevantes para o público, o estudo chegou a cinco atributos principais: Confiança, Imagem, Empoderamento, Fazer e Tradição. O que apresenta maior gap entre a expectativa (importância declarada do atributo) e a realidade (performance média das marcas no atributo), é o Fazer. Como exemplo, o Google é a que mais pontuou no neste quesito, sendo considerada a marca que a realidade mais supera a expectativa. Facebook e Samsung também pontuaram.

As marcas que se destacaram no item Confiança são Natura, Netflix, Samsung, Nestlé, Apple e Nike. Em Imagem, sete marcas ganham relevância: Facebook, Havianas, Netflix, O Boticário, Samsung, Apple e Nike. No Empoderamento, Natura, Havaianas, Netflix, O Boticário, Apple e Nike. Para Tradição, as escolhidas foram Natura, Havaianas, O Boticário e Nestlé.

Com o ranking, a agência afirma que o Brasil está amadurecendo a sua forma de consumir e que não ‘está mal’ em importância das marcas. Daniel de Tomazo, diretor-geral de planejamento, conclui que apesar da importância, a entrega está abaixo da expectativa e que o Brasil ainda é carente de marcas que fazem. Além disso, quanto maior a utilidade e a entrega, maior a relevância.

Fernando Musa, presidente do Grupo Ogilvy Brasil, afirma que Netflix, mesmo tão jovem e ainda se penetrando entre a população brasileira, aparece em quinto lugar e conseguiu fazer a percepção de valor de forma rápida. “É uma estampa clara da conclusão da pesquisa”, explica Musa. 

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A reportagem completa sobre o estudo da Ogilvy Brasil estará disponível na edição impressa da próxima segunda-feira (02), do PROPMARK