Finalmente a jornada do Orkut chegou ao fim. O “site de relacionamentos” fundado em 2004 encerrou suas operações nesta terça-feira, 30 de setembro de 2014, poucos meses depois de completar 10 anos e já sem a relevância de outrora. O Google, que havia anunciado o fim de sua mais popular tentativa de mídia social em junho, manteve o domínio do Orkut aberto, mas como um arquivo de comunidades.
Nesta segunda-feira, o site recebeu um grande volume de acessos “saudosos”, de usuários que ainda queriam dar uma última olhada em seu perfil antes deste ser desativado. Mas mesmo antes de finalmente ser “derrubado” pelo Google o Orkut tinha um número considerável de usuários cadastrados e ativos.
De acordo com uma pesquisa da GlobalWebIndex, 12% de todos os internautas de 16 a 64 anos tinha uma conta no site fundado por Orkut Büyükkökten, enquanto 3% ainda fazia uso regular no site. Com isso, o Orkut era uma das 10 maiores redes sociais do planeta (excluindo-se a China).
O país com maior representatividade era a Índia, com 52% dos internautas cadastrados no site e 12% ainda fazendo uso recorrente. No Brasil, segundo maior país da rede social, o número de usuários era de 49%, mas com apenas 7% frequentes.