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Em ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil, mais do que nunca as marcas estão dispostas a associar suas imagens com os esportes. Até mesmo os patrocinadores e apoiadores oficiais dos eventos, que poderão programar diversas ações, buscam novas alternativas para alcançar o maior público possível, inclusive as pessoas que não assistirão às disputas pessoalmente, mas que estarão respirando o clima esportivo proporcionado pela força das Olímpiadas.

Com esta estratégia de estar presente entre os brasileiros mais além do espaço físico onde as competições serão realizadas, o Google desenvolveu o projeto O Brasil Inteiro Joga, em parceria com Claro e Nissan, patrocinadores oficiais do Rio 2016, Skol, apoiadora oficial das Olímpiadas, e Visa, patrocinador olímpico mundial. Trata-se de uma plataforma que reúne games virtuais de esportes, vídeos de YouTubers famosos sobre o tema e mapas em tempo real da cidade do Rio de Janeiro, epicentro das competições.

Criado pelo The Zoo, departamento criativo do Google voltado para projetos comerciais em parceria com anunciantes, a plataforma O Brasil Inteiro Joga pretende mobilizar a internet em torno dos jogos e colocar as marcas em maior evidência. Um dos pilares da ideia consiste em vídeos veiculados em canais de grande audiência no YouTube, que abordarão as Olimpíadas com linguagens próprias para públicos diferentes dos espectadores que assistirão ao vivo ou quem acompanhará pela televisão. O canal científico Manual do Mundo, por exemplo, ensinará a fazer apitos de latinha e minigol de PVC. Já a blogueira de beleza Niina Secrets ensinará a fazer penteados que caem bem para praticar esportes.

Além disso, outra aposta do projeto é o lançamento de games virtuais inspirados nas 42 modalidades esportivas das Olímpiadas, entre elas futebol, arco e fecha (tiro com arco), corrida e badminton. Os jogos virtuais poderão ser utilizados pelas marcas para distribuir anúncios em formato de game. Ao clicar em um banner, o usuário poderá jogar sem precisar sair da página em que estava.

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“Fora a transmissão pela TV em tempo real, um evento como esse também tem uma repercussão muito grande pela internet. Foi daí que surgiu a ideia de criarmos algo para trabalhar com as marcas durante esse período”, explica Maria Fernanda Ceravolo, diretora-criativa do The Zoo. “As marcas geralmente compram patrocínios de grandes eventos e acabam tendo poucas oportunidades de engajar a audiência desde antes. Lançamos o projeto com bastante antecedência justamente para que elas já possam começar a se comunicar com a audiência”, acrescenta.

Para o diretor de marketing da Nissan no Brasil, Arnaud Charpentier, o motivo de a empresa ter aceitado entrar no projeto é a chance de levar o clima esportivo e ativar a marca para muito mais gente pela internet. “Temos a oportunidade de buscar novas maneiras de falar com o público. Com o alcance que tem, o Google é a ferramenta perfeita para entregar os jogos para todos os brasileiros. Queremos realmente levar a empolgação para o Brasil inteiro”, diz.