istock/PhonlamaiPhoto

O Google anunciou mais uma edição do Desafio de Impacto em IA. O programa dividirá um fundo de US$ 25 milhões entre as melhores soluções para áreas como ciência ambiental, saúde e conservação de espécies.

Organizações sem fins lucrativos e pesquisadores interessados em desenvolver propostas que beneficiem a humanidade podem se inscrever até 22 de janeiro, pelo site do Google.org, braço filantropo da empresa.

O desafio busca que usem a Inteligência Artificial para o bem social e que tenham capacidade de oferecer ideias e avanços em frentes distintas como pobreza, oportunidade econômica, educação, resposta a crises, meio ambiente, entre outras.

De acordo com uma pesquisa realizada em parceria entre Google e a empresa McKinsey, a IA tem um grande potencial de impacto em quatro áreas: saúde e fome, educação, segurança e justiça, e igualdade e inclusão. A IA pode ter o maior e mais imediato impacto por meio da aplicação da tecnologia, dando às máquinas a capacidade de compreender imagens e vídeos, e processamento de linguagem natural, ensinando computadores a analisar e compreender linguagens humanas.

Os projetos passarão pela avaliação de um painel internacional de especialistas, que decidirá quais propostas participarão do programa. Alguns dos critérios para admissão no desafio são o impacto da tecnologia no projeto, a  aplicabilidade da ideia, o quanto ela consegue escalar para grandes projetos e outros empreendimentos, e se a proposta segue os princípios do Google a respeito de IA.

A empresa oferece gratuitamente ferramentas pela nuvem para participantes, e os ganhadores serão anunciados no Google I/O.