A cidade de Mountain View, na Califórnia, recebeu nesta terça-feira (7) o primeiro dia da conferência I/O19, evento anual do Google para desenvolvedores. A programação acontece até quinta-feira (9) e é marcada pelo anúncio dos principais lançamentos. O uso de realidade aumentada e o aperfeiçoamento de recursos em tempo real, mesmo sem conexão com a internet, são alguns dos destaques apresentados por Sundar Pichai, CEO da companhia.
Segundo o executivo, a missão do Google de tornar a informação universalmente acessível não mudou ao longo dos 21 anos, mas sua abordagem evoluiu. Não à toa, a empresa não é mais vista apenas como uma companhia que ajuda o usuário a encontrar respostas. “Hoje, os produtos do Google também te ajudam a realizar atividades, seja para escrever a palavra mais adequada com o recurso Smart Compose no Gmail, ou o caminho mais rápido para chegar em casa com o Maps.”
Confira abaixo os cinco principais lançamentos apresentados. Além deles, a empresa anunciou a chegada do Pixel 3a, o smartphone do Google. Nos Estados Unidos, o aparelho custa a partir de US$399, mas não tem previsão de venda no Brasil.
Mais controles de privacidade
Foram anunciadas uma série de ferramentas de privacidade e segurança em diversas plataformas e produtos do Google. Os usuários poderão ter mais controle e gerenciamento sobre os seus dados, ajudando-os a fazer as escolhas certas. As ferramentas permitirão que eles acessem a sua conta Google de forma mais fácil na maioria dos produtos Google, gerenciem facilmente os seus dados na Busca, Mapas e Assistente, acessem apps do Google no modo anônimo.
Android Q
O Android, presente em mais de 2,5 bilhões de dispositivos ativos no mundo, chega à sua 10ª versão, que ganha a letra Q. Além das quase 50 novas funções focadas em trazer proteções mais fortes de privacidade e segurança para o usuário, ele é o primeiro sistema operacional a suportar a tecnologia 5G e foi criado para possibilitar o potencial dos dispositivos dobráveis. A nova função Live Caption usa o poder do machine learning para trazer mais acesso à mídia digital através de legendas para pessoas com deficiência auditiva. Ele terá legendas automáticas em vídeos, podcasts e mensagens de áudio em qualquer aplicativo, sem precisar de conexão wifi ou uso de dados.
Nova geração do Google Assistente
O recurso agora processa a fala no próprio aparelho em tempo real, mesmo sem conexão. Desta maneira, será possível realizar várias tarefas ao mesmo tempo, passando de um app para outro: criar um convite para um evento na agenda, acender a lanterna e ditar um e-mail, por exemplo. Com inteligência artificial mais apurada, a ferramenta vai utilizar o aprendizado de máquina para identificar quais pessoas, lugares e datas são importantes para o usuário. Dessa maneira, será possível fazer perguntas de forma mais natural, como “qual a previsão do tempo para a cidade dos meus pais?”. O assistente estará disponível nos novos modelos de telefones Pixel ainda este ano.
Google Lens
A ferramenta ganhou um update importante, funcionando como assistente para pessoas com problemas visuais ou não letradas. Com o Lens, a câmera do celular funciona como os olhos do usuário. Em um restaurante, por exemplo, ao direcionar o celular para o cardápio o Lens mostra os pratos mais pedidos do menu.
Outro recurso relevante é a tradução instantânea do texto, recurso útil para viajantes que estão em um país cuja língua não é dominada. Por enquanto, o recurso reconhece mais de 100 línguas, fazendo a tradução por cima das palavras originais. A ferramenta também lê o texto em voz alta, mostrando a pronúncia correta das palavras e sua definição. O recurso está sendo lançado no Google Go – aplicativo de busca para smartphones simples, pelo valor de 50 dólares.
Realidade aumentada na busca
Os novos recursos de realidade aumentada na Busca do Google acrescentam três dimensões aos resultados da pesquisa. É possível interagir com modelos digitais 3D de objetos, órgãos e espaçonaves, por exemplo. O usuário pode girá-los, aproximar e afastar a imagem, enxergá-los sobre objetos do mundo real e vê-los em proporção. O recurso é útil para melhorar a experiência de compra de mobília, vestuário e calçados, por exemplo, dando ao usuário melhor dimensão de tamanho e contexto.