Claudia Woods

Em relação à última pesquisa realizada em julho de 2008, o Google cresceu sua participação em 0,6% entre os sites de busca estabelecidos no País. Agora, com resultado da apuração referente a janeiro de 2009, o Google passou a ter 94,8% de market share. O segundo colocado é o MSN, com 2,5%, e em terceiro aparece o Yahoo!, com 0,8%. O Yahho!, na verdade, perdeu pontos na apuração da Predicta: em julho do ano passado tinha participação de 1,3% do total de buscas efetuadas na internet brasileira.

“Em pesquisa recente, divulgada pela comScore, o Google perdeu 0,5 ponto porcentual na comparação entre janeiro deste ano e dezembro do ano passado e perde em participação para os principais concorrentes. No Japão, a situação é ainda mais distinta, em terras nipônicas o Google ocupa a segunda colocação, atrás do Yahoo!, com 38% de participação de mercado”, disse a executiva da Predicta, Claudia Woods. Ela acrescenta: “A nossa análise é feita a partir dos buscadores utilizados pelos usuários para chegarem a determinados sites. Essas análises são realizadas a partir de dados gerados pelas ferramentas de Web Analytics (Predicta Atmosphere) e Ad Server (Predicta Maestro), que monitoram, através de cookies, a audiência e navegação dos sites que as utilizam, incluindo a origem das visitas. “É dessa forma que conseguimos detectar de onde os internautas estão vindo quando chegam aos sites dos nossos clientes e identificar a porcentagem de visitantes advindos de cada buscador”.

Paulo Macedo