A Black Friday chegou ao Brasil em 2011 e, nesses nove anos, transformou o mês de novembro em um dos picos de vendas do mercado eletrônico nacional. Mas em 2020, a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) fez com que outros períodos alcançassem índices tão elevados quanto o evento que já é reconhecido como uma das maiores datas de ofertas do calendário brasileiro.
De acordo com dados do Google, o volume de buscas registrado entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, ultrapassa a Black Friday de 2019 em 19 das 29 categorias verificadas. Móveis e decoração, TV, vídeo, telefonia e eletrodomésticos, além de alimentos e bebidas são algumas delas.
Diante deste cenário, o Google foi em busca das tendências que devem guiar o comportamento de compra das pessoas na edição deste ano, marcada para o dia 27 de novembro.
Anunciar ofertas, por exemplo, não é mais suficiente. O preço ainda é o fator mais importante, e a pandemia do novo coronavírus intensificou as buscas por promoções, que cresceram 38% entre abril de julho de 2020 ante o mesmo período no ano passado. Entre janeiro e março, as buscas por promoções eram 28% menores do que no primeiro trimestre de 2019.
Cupons e cashback também são considerados pelos consumidores para compor o preço dos produtos. Apesar da busca por cupom ser 35 vezes maior, o interesse por cashback avança de forma mais veloz, atingindo o índice de 74% ano a ano, contra um ritmo de 30% dos cupons.
Outro componente de peso é o frete, que ganhou ainda mais relevância durante a pandemia da Covid-19. A procura por frete grátis aumentou 118% em julho deste ano, em comparação ao mês da Black Friday de 2019.
A modalidade “expresso” deve ganhar força com as compras de última hora às vésperas do Natal e as ofertas omnichannel, do tipo clique e retire, podem suprir as demandas do consumidor por tempo, custo de entrega e praticidade.
O que tem de novo para o varejo
A listagem gratuita de produtos na aba do Google Shopping estará disponível no Brasil a partir da segunda quinzena de outubro. Anunciado em abril nos Estados Unidos, esse recurso conecta milhões de consumidores aos varejistas, sem custo, e independentemente de serem anunciantes da plataforma.
Antes, era preciso fazer o upload das informações por meio da plataforma do Merchant Center e depois veicular as campanhas publicitárias pelo Google Ads. Para os consumidores que acessam a aba do Google Shopping, a mudança aumentará a variedade de produtos e lojas pesquisadas.
Outra novidade é a criação dos selos “retirada no mesmo dia” e “retirada mais tarde” nos Anúncios de Inventório Local, que indica no Google Shopping os produtos em estoque de lojas físicas.
Já a nova página Categorias em ascensão no Varejo, mostra aos varejistas os movimentos crescentes de buscas no mercado de bens de consumo brasieiro por meio de dados do Google Trends.
Palco virtual
O live commerce Show da Black Friday 2020 já está confirmado no YouTube. Realizado pelo segundo ano consecutivo, o evento tem ofertas apresentadas pelas marcas e entretenimento oferecido por YouTubers.
Realizado em parceria com a Play9 e Dia Estúdio, o show principal contará com quatro horas de duração. Em 2019, o YouTube somou cinco milhões de espectadores únicos, configurando a maior transmissão ao vivo de entretenimento da plataforma no Brasil. Dez canais e 18 YouTubers participaram da live, que atingiu 543 mil visualizações simultâneas.