Na última semana o Google fez uma série de anúncios para ampliar o seu apoio para a imprensa por meio do Google News Initiative. O projeto que completou um ano quer valorizar o jornalismo e criar uma nova cultura de inovação digital nas redações.
Para isso, a empresa deve lançar duas novas ferramentas de checagem de fatos suporte para modelos de monetização com base em contribuições e associações.
O Google também, anunciou o GNI Digital Subscriptions Lab, que vai ajudar publicações selecionadas a desenvolver um modelo de negócios baseado em assinaturas digitais.
Outra iniciativa é o programa GNI Cloud, que será ampliado para formar profissionais de 14 empresas de jornalismo em aprendizado de máquina e uma campanha global de alfabetização midiática no valor de 10 milhões de dólares.
Além disso, o Google também apresentou nesta segunda-feira (25), novas ferramentas e programas para ajudar as empresas de jornalismo a trabalhar melhor com os seus dados e também na tomada de decisões, uso na criação de estratégias e diagnóstico das suas capacidades e gaps em dados.
A empresa anunciou a expansão do Propensity to Subscribe, que já está sendo testado pela Folha de S.Paulo, Gazeta do Povo e O Estado de S.Paulo. Além do Maturity Benchmarking Tool e Data Activation Guide, ferramenta de diagnóstico e etapas práticas para melhor uso dados.
Por fim, a empresa anunciou o Realtime Content Insights,nova ferramenta gratuita para ajudar veículos de mídia a tomar decisões rápidas de conteúdo com base em dados.