O Google de Nova York, localizado em Chelsea e um dos escritórios mais importantes do gigante digital no mundo, reúne uma comunidade de brasileiros super ativa no centro de inovação, que inclui os melhores engenheiros e publicitários da multinacional nos Estados Unidos. A publicitária brasileira Suzana Apelbaum é a mais nova diretora criativa da unidade. Ela contou ao propmark que uma das perspectivas que a deixa muito animada “é poder criar conteúdos e ferramentas novas, ‘powered by Google’. Suzana está desde 2010 em Nova York, onde já passou pela StrawberryFrog, Anomaly e, no último ano, foi diretora de criação da VML/Y&R.
“Eu trabalho com marcas e agências ajudando o mercado criar o que será a próxima geração de experiências de construção de marcas. Na prática, atuo como parceira criativa deles, para fazer trabalhos que sejam mais relevantes e mais impactantes, aproveitando todas as plataformas e tecnologias que o Google tem, ou está no processo de desenvolver, ou ainda não desenvolveu, mas deveria. Meu papel também inclui colaborar na criação e evolução de produtos Google. Minha expectativa é poder usar minha criatividade de outra forma, e expandir minha atuação. Contando com a incrível estrutura e alcance do Google, espero ajudar a tornar a publicidade digital cada vez mais poderosa e divertida”, destaca Suzana.
A publicitária diz que foi convidada a trabalhar no Google NY por um diretor executivo de criação do Google que havia trabalhado com ela quando estava na Anomaly. “Fizemos uns projetos juntos para Converse e Renaissance Hotels, ele na época sendo meu parceiro criativo pelo lado do Google. Um ano depois disso ele me convidou para entrar no Google e fazer parte do time dele”, revela.
Ela conta que há vários brasileiros no Google NY e que todos têm uma simpatia especial por brasileiros. “Soube, inclusive, que tem uma comunidade de brasileiros no Google NY que é super ativa – ainda preciso me conectar com eles. Me sinto tranquila. No Google se trabalha com gente do mundo inteiro, toda hora. E todos têm uma simpatia especial por brasileiros”, pontua.
Inovações tecnológicas
Suzana, que no Brasil passou por AgênciaClick (atual Isobar), J.W. Thompson, Africa, Hello e Rede, sempre trabalhou como diretora de criação com foco em digital e diz que agora também está especialmente interessada nas inovações tecnológicas que o Google vem desenvolvendo. “Acima de tudo, estou pessoalmente interessada em participar, ou influenciar, ou no mínimo acompanhar de perto as inovações tecnológicas que o Google vem desenvolvendo voltadas para ajudar a fazer um mundo melhor, especialmente na áreas de saúde e acessibilidade”, ressalta a publicitária.