Decisão acompanha a publicação do TSE, que determina que os provedores de propaganda paga devem fazer um acompanhamento dos anúncios
O Google anunciou que irá atualizar as suas regras do Google Ads para não permitir mais a veiculação de anúncios políticos no Brasil durante as eleições municipais.
A decisão aconteceu após a publicação 23.732 feita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que determina que os provedores de propagandas pagas na internet deverão "manter repositório desses anúncios para acompanhamento, em tempo real, do conteúdo, dos valores, dos responsáveis pelo pagamento e das características dos grupos populacionais que compõem a audiência".
O posicionamento da big tech acompanha o pensamento de que será inviável moderar tantos anúncios com as novas regras e, por isso, ela teme que a amplitude do conceito de “conteúdo político-eleitoral” traga insegurança para a moderação.
Entre as exigências, que devem ser colocadas em vigor em até 60 dias, estão a disponibilidade de repositórios de anúncios para acompanhamento em tempo real de conteúdo, além de uma ferramenta de consulta que permita realizar busca avançada de dados nesse repositório a partir de palavras-chave e nome dos anunciantes, por exemplo.