O Google acaba de anunciar novidades na sua relação com os anunciantes por meio de desdobramentos de sua parceria com o MRC (Media Rating Council), que desde 2006 faz verificação e auditoria dos dados da plataforma em parceria com a Ernst and Young. Agora, nesse recente esforço da empresa para garantir transparência e confiança, o MRC passa a auditar também todas as métricas do YouTube em todas as plataformas, incluindo o Google AdWords e o DoubleClick.
Além disso, a MRC contratou a Ernst & Young para auditar e verificar que cada uma das integrações de visibilidade de terceiros no YouTube seja devidamente coletada, processada e relatada de acordo com as diretrizes do órgão. Esta é a primeira vez que a integração com terceiros foi auditada pelo MRC.
Assim, a auditoria validará que a coleta, agregação e relatório de dados para impressões de vídeo veiculadas, impressões visíveis, estatísticas de visibilidade relacionadas e General Invalid Traffic (GIVT) entre desktop e móvel para cada integração cumprem os padrões MRC e IAB. Em suma, a mudança visa garantir que os anunciantes tenham mais confiança nas métricas retornadas por esses parceiros terceiros sobre suas campanhas no YouTube.
O anúncio global foi feito pelo Google por meio de sua assessoria de imprensa e por meio de um post assinado por Babak Pahlavan, diretor sênior de gerenciamento de produtos, soluções de análise e mensuração do Google, que será aberto ao público. Confira o anúncio da novidade na íntegra:
Construindo confiança e aumentando a transparência com métricas verificadas pelo Media Rating Council
Mensuração tem sido um assunto recorrente em nossas conversas recentes com os anunciantes e por uma boa razão. Como dissemos muitas vezes: “Se você não pode medir algo, como sabe que funcionou?” Comprometer-se com mensuração é fundamental, mas é apenas o primeiro passo. Acreditamos que a indústria precisa de métricas que sejam confiáveis, transparentes e facilmente verificadas. Hoje, estamos satisfeitos por compartilhar diversas atualizações sobre o trabalho que estamos fazendo com parceiros de auditoria e auditores terceirizados para garantir que as métricas disponíveis no Google sejam objetivas e precisas.
Transparência e confiança são os princípios fundamentais da nossa estratégia de mensuração. Acreditamos verdadeiramente na necessidade da verificação de terceiros por meio do Media Rating Council (MRC). Recebemos nossas primeiras acreditações em 2006 e, durante mais de 10 anos, formamos uma parceria com o MRC, defendendo padrões em toda a indústria e contribuindo para discussões que estabelecem diretrizes para medir a eficácia dos anúncios. Atualmente, temos mais de 30 acreditações do MRC, que contemplam exibição e vídeo, desktop, web e aplicativos para dispositivos móveis, cliques, reproduções, impressões e visibilidade.
Credenciamento do MRC para relatórios de visibilidade de terceiros no YouTube
Em 2016, concluímos integrações com o Moat, Integral Ad Science e DoubleVerify para permitir relatórios de visibilidade de terceiros no YouTube. Essas integrações oferecem aos anunciantes uma opção adicional para medir viewability no YouTube, complementando o Active View.
Hoje, estamos anunciando que cada uma dessas integrações será submetida a uma auditoria rigorosa e independente para a acreditação do MRC. A auditoria validará que a coleta, agregação e relatório de dados para impressões de vídeo veiculadas, impressões visíveis, estatísticas de visibilidade relacionadas e General Invalid Traffic (GIVT) entre desktop e móvel para cada integração cumprem os padrões MRC e IAB. Em suma, os anunciantes terão ainda mais confiança nas métricas retornadas por esses parceiros terceiros sobre suas campanhas no YouTube.
“A divulgação por parte do Google de que estão realizando uma auditoria independente de suas integrações de relatórios de visibilidade de terceiros é um passo positivo para os profissionais de marketing. Na ANA, nosso objetivo é criar transparência para a cadeia de fornecimento de publicidade. Essa ação do Google demonstra o compromisso da empresa conosco para atingirmos esse objetivo”, afirma Bob Liodice, Presidente e CEO da Association for National Advertisers.
Novas validações do MRC para DoubleClick e AdWords
O compromisso com a acreditação MRC vai além do nosso interesse em incluir nossas soluções nas mídias. O Google já possui várias credenciais para o DoubleClick, e hoje estamos anunciando que agora estamos totalmente credenciados para impressões de vídeo e estatísticas de visibilidade para web de desktop, web para celular e aplicativos para celular no DoubleClick Campaign Manager.
Também estamos buscando acreditação do MRC para impressões de vídeo e estatísticas de visibilidade e detecção GIVT para exibição e vídeo no AdWords e no DoubleClick Bid Manager. Essas auditorias do MRC incluirão todos os vídeos disponíveis por meio dessas plataformas de compra – incluindo o inventário do YouTube e dos parceiros.
“O compromisso do Google com as iniciativas da MRC tem sido inabalável ao longo do tempo e sua participação em projetos de padrões da indústria tem sido muito útil. Estamos ansiosos para trabalhar nessas novas auditorias e expandir a confiança do setor em relação às integrações de terceiros do YouTube e ao DoubleClick Bid Manager”, completa George Ivie, CEO e Diretor Executivo do Media Rating Council
Reforço que transparência e confiança são de extrema importância para a mensuração e são fundamentais para a nossa estratégia de oferecer aos profissionais de marketing e editores as métricas e insights para tomar as melhores decisões. Uma fundação sólida foi criada, mas há muito mais trabalho a fazer. Em 2017, vamos continuar a procurar maneiras de elevar o nível de transparência e confiabilidade de mensuração, e contamos com sua parceria ao longo do caminho.
Babak Pahlavan
Diretor Sênior de Gerenciamento de Produtos, Soluções de Análise e Mensuração do Google