O acesso à banda larga fixa deixa de ser ilimitado ainda este ano, informou o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab. Em entrevista ao jornalista Fernando Rodrigues, que edita o site Poder 360, o representante da pasta disse que a limitação nos dados já começa no segundo semestre.
O sistema proposto será elaborado pela Anatel, com participação do governo, e segundo Kassab, visa beneficiar o usuário, mas não deu detalhes de como isso aconteceria. O ministro disse apenas que a proposta busca equilíbrio entre o serviço prestado e os desejos do consumidor.
Com a determinação, caso o usuário ultrapasse a franquia contratada em sua residência, terá de desembolsar valor adicional ao que já é pago, como acontece em planos mobile para internet 3G e 4G. Por enquanto, não há restrição para downloads e uploads, independentemente do plano contratado. O que muda é apenas a velocidade da conexão.
A notícia promete gerar debates. No ano passado, o governo acabou suspendendo a decisão das operadoras de colocar limite nos planos de internet fixa. Segundo determinação da Anatel, antes de cobrar pelas mudanças, as empresas teriam que cumprir algumas condições para tornar mais transparente a contratação da franquia.