O governo de São Paulo, o Instituto Butantan e a cidade de Serrana (SP) estão juntos em uma campanha de vacinação em massa na cidade que fica na região de Ribeirão Preto.

Cidade de Serrana foi escolhida pelo alto número de casos (Foto: Reprodução)

A ação “Projeto Serrana” começou na última quarta-feira (17). O objetivo é medir a redução do contágio do coronavírus em uma população. Cerca de 30 mil moradores com idade acima de 18 anos receberão a vacina desenvolvida pelo Butantan em parceria com a biofarmacêutica Sinovac.

A iniciativa segue moldes de pesquisa clínica para estudar a eficiência da vacina na diminuição da transmissibilidade do coronavírus. O município foi escolhido por fatores como alto índice de casos.

“Serrana a partir de hoje entra para a história da ciência mundial. Esse é o primeiro estudo no mundo de imunização plena de uma comunidade, de uma cidade com 30 mil pessoas que serão vacinadas. Foram separadas 60 mil doses para esse estudo”, disse o governador João Doria.

A vacina será aplicada em moradores voluntários, previamente cadastrados, com intervalo de quatro semanas entre as duas doses. A cidade foi dividida em 25 áreas que formam quatro grupos identificados pelas cores verde, amarela, azul e cinza.