Aplicativo usa foto do usuário e informações sobre consumo de álcool para simular envelhecimentoDe olho no aumento dos problemas relacionados ao alcoolismo entre as mulheres, o Ministério da Saúde da Escócia desenvolveu uma campanha para mostrar como a bebida em excesso pode ser prejudicial.

A estratégia de comunicação leva o nome de “Drop a glass size” (algo como “Reduza o tamanho do copo” ou “Reduza as doses”, em tradução livre”) e foi lançada no início de janeiro pelo governo escocês. A principal iniciativa é o aplicativo Drinking Mirror, que tira uma foto do usuário e simula os efeitos do álcool na saúde a longo prazo.

Embora o público alvo da campanha seja de mulheres em idade adulta, as autoridades acreditam que os efeitos da ação chegarão em toda a população escocesa. “Sempre deixei claro que há mais coisas que podemos e devemos fazer. Além das iniciativas educacionais como esta campanha, vamos trabalhar para que as pessoas bebam menos e que nos tornemos um país mais saudável”, afirmou Alex Neil, secretário da Saúde da Escócia.