Em comemoração à Semana da Pátria, em referência ao Dia da Independência, em 7 de setembro, a Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal lançou, na noite da última quinta- feira (3), a campanha “Um Povo Heroico”.

Pelas redes sociais oficiais SecomVC, uma série de peças será publicada, até a próxima terça-feira (8), com homenagens a brasileiros que fizeram história pelo país por atos de “bravura, patriotismo, coragem e amor ao próximo”.

Com a narração do secretário especial de cultura, Mário Frias, a campanha se inicia com um vídeo institucional. “São pessoas assim, que não fogem à luta, que habitam todos os rincões do nosso país. Que amam o próximo, que dividem este solo, literalmente. Esse é o Brasil. E que por ele, e pelo seu povo, desafiam até a própria morte”, descreve o secretário.

Segundo a Secom, a iniciativa, dividida em três fases, pretende reconhecer brasileiros comuns que “responderam com bravura e destemor a uma urgência de um dado momento, que demandava uma reação para que vidas fossem salvas, chegando até mesmo a sacrificar a própria”.

É o caso do morador de rua Francisco Erasmo: sem nunca ter visto uma mulher feita refém na escadaria da Catedral da Sé, deteve o bandido e acabou sendo morto.

Também faz parte do projeto brasileiros que deixaram suas famílias e seus planos para defender a liberdade, como os Pracinhas da FEB: 25 mil soldados que atuaram na Segunda Guerra Mundial, na Europa.

As peças lembram ainda as atitudes de personalidades que mudaram os rumos da história devido à dedicação ao progresso e ao desenvolvimento do país, como José Bonifácio, patrono da independência do Brasil, e a Princesa Isabel, responsável pela assinatura da Lei Áurea.

“De um povo heroico o brado retumbante! Com seus valores e exemplos, os heróis anônimos da atualidade fazem-nos olhar para os grandes heróis do nosso passado. Percebemos, então, que somos #UmPovoHeroico”, destaca o material produzido.