O meio de comunicação mais utilizado para busca de informações no país é a televisão, de acordo com os resultados da Pesquisa Brasileira de Mídia, encomendada pela Secom (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) ao Ibope e cujos principais aspectos foram comentados pelo seu ministro-chefe, Thomas Traumann, na última sexta-feira (7), em Brasília. De acordo com a pesquisa, o meio de comunicação preferido dos brasileiros é a TV (76,4%), seguido por internet (13,1%), rádio (7,9%), jornais impressos (1,5%) e revistas (0,3%).
Ao todo, 97% dos entrevistados afirmaram assistir à TV, primeira colocada no levantamento, enquanto 61% das pessoas afirmaram ter o costume diário de ouvir o rádio, que ficou em segundo lugar, seguido pela internet, com 47%. A pesquisa foi feita entre 12 de outubro e 6 de novembro do ano passado. Foram ouvidas cerca de 18 mil pessoas em todos os Estados do Brasil, pessoalmente e com o apoio de tablets.
O ministro Traumann diz que este é o maior levantamento já realizado no país para avaliar como o brasileiro se informa e que meios prefere. O departamento de pesquisas da Secom, criado no ano passado, pretende realizar o estudo anualmente a partir de agora, a fim de monitorar nacionalmente os hábitos de mídia dos brasileiros. “A TV hoje é quase uma unanimidade, e quase metade dos brasileiros usam a internet cotidianamente como meio de informação. Isso é um retrato muito importante. Ao mesmo tempo, há um dado relevante em relação à confiabilidade da informação. Nesse quesito, os jornais sobem e a internet cai, o que mostra que todo o histórico de credibilidade do meio impresso continua sendo um referencial para as pessoas”, comentou Traumann.
Notícias de jornais impressos, de fato, são consideradas as mais confiáveis (19%) e as notícias em blogs e redes sociais as menos confiáveis (20% nunca confiam). Programas de notícias e jornalismo são citados por 80% das pessoas quando questionadas sobre o que assistem na TV; as novelas, por 48%. No fim de semana, porém, os programas de auditório assumem a liderança: são lembrados por 79%.
A média de consumo da mídia televisão é de três horas e 29 minutos (horas gastas por dia com o meio), sendo que Goiás (cinco horas e 22 minutos) e Tocantins (quatro horas e 28 minutos) são os Estados que mais assistem à TV. A TV mostrou-se mais popular entre os maiores de 65 anos (73% assistem todos os dias), mulheres e pessoas que realizam atividades domésticas.
Há diversas curiosidades regionais no estudo. No Piauí, por exemplo, 70% dos entrevistados nunca acessam a internet. No Acre, 86% das pessoas assistem apenas TV aberta. Nacionalmente, 67% dos entrevistados assistem somente TV aberta e 53% afirmaram nunca acessar a internet, 39% disseram nunca ouvir rádio e são 3% os que nunca assistem TV. A pesquisa levantou a popularidade de alguns dos programas do governo na mídia, como o “Voz do Brasil”, conhecido por 68% dos entrevistados, sendo que 66% nunca ouvem.