Há cinco anos, a versão masculina da tradicional Vogue, no mercado brasileiro há 41 anos, chegou ao país para dar aos homens uma publicação que atendesse à sofisticação das classes A e B, com conteúdo de moda, beleza e estilo. A GQ, título que circula pelo mundo desde o fim dos anos 1950, celebra meia década com pretensão de ser a marca mais vendida do Brasil nos próximos cinco anos.
Trabalhar os títulos das revistas como marca sempre foi o objetivo da Condé Nast, que, a partir de uma joint venture com a Editora Globo, criou versões brasileiras de algumas das publicações mais famosas do mundo. A GQ Brasil, assim como a Vogue, Casa Vogue e Glamour, estão entre elas, explica Ricardo Cruz, diretor de redação da publicação.
“De forma simplificada, a revista é definida como a Vogue do homem. Mas as diferenças entre o público feminino e o masculino nos fizeram preencher uma lacuna grande no mercado editorial. A carência de publicações falando de moda e estilo para o homem, quando começamos, nos fez ser uma substância catalisadora”, analisa. A GQ é a publicação masculina mais antiga do mundo. Ela foi lançada em 1957 com o nome Gentlemen’s Quarterly, nos Estados Unidos. Em 1983, foi comprada pela Condé Nast e se tornou uma publicação de moda com foco em estilo de vida das metrópoles. No Brasil, a GQ chegou com a responsabilidade de manter a tradição e o respeito conquistados pela versão norte-americana. E essa chegada, segundo Cruz, refletiu em mudanças que já estavam acontecendo, mas que precisavam ser impulsionadas.
A GQ Brasil tem 63% no share do número de páginas de publicidade do mercado masculino nacional. A revista é mensal, com versão para tablet, além de site, aplicativos para smartphones e a edição semestral GQ Style. A publicação é a preferida das grifes de relógios, publicando um suplemento anual de 70 páginas no formato de revista.
As marcas brasileiras, segundo Cruz, cresceram muito e aguçaram ainda mais o senso estético em termos de estilo e design. Além disso, a plataforma de eventos reúne grandes anunciantes que, neste ano, vai girar em torno do aniversário de cinco anos. A festa de aniversário de cinco anos, realizada no último dia 14, teve o patrocínio de Chivas, Ducati, Fiat, Forum, Miller, Motorola, Ray-Ban e Tivoli Hotels. “Temos a responsabilidade de atender às expectativas mundiais da marca, imprimindo um conteúdo bem brasileiro. Ao mesmo tempo, esse desafio nos faz produzir e movimentar um mercado que tem muito a crescer. Hoje somos o quarto título com mais adpages do Brasil. Queremos, nos próximos anos, ser os primeiros e ainda lançar a TV GQ, aumentando nossa estrutura e produzindo coisas interessantes e estratégicas no ambiente digital”, afirma Cruz.