O CEO da conferência de inovação, Marcus Rossi, fala que palestras vão abordar tendências em várias frentes e busca fomentar indústria turística

Com a proposta de ser um festival que discute as tendências do futuro em várias frentes, a Gramado Summit 2022, que será realizada de 6 a 8 de abril, no Serra Park, terá mais de 150 palestrantes e deve receber em torno de seis mil pessoas. É um público recorde para a conferência de inovação, que chega à sua 5ª edição e vem se firmando no calendário de eventos da cidade turística do Rio Grande do Sul.

“Uma das coisas que a gente adotou este ano é que precisamos falar mais sobre futuro.  Como vai ser o futuro nas finanças, no marketing, o que é a indústria 4.0, que ainda não é um conceito tão disseminado no Brasil, e quais tendências vão dar certo em relação ao mundo. Quando assumimos que somos um festival do futuro, tivemos muito mais liberdade para trabalhar em diferentes frentes”, explica Marcus Rossi, idealizador da Gramado Summit.

Empreendedor nato, Rossi criou o evento inspirado na Web Summit, de Portugal. Na época, tinha 29 anos. “A gente gosta de se comparar na estrutura com a Web Summit, porque eu curto muito a ideia de as pessoas entrarem numa imersão. O que eu acho muito legal, e foi lá que eu me inspirei para criar a Gramado Summit, é que eles colocam 20 mil pessoas sentadas para assistir conteúdo. O meu sonho é ter 10, 20 mil pessoas sentadas para assistir palestras. Dá uma sensação de show, de jogo de futebol para conteúdo de qualidade”.

Conhecido por sua ousadia, Rossi realizou, em 2021, uma edição presencial da Gramado Summit em plena pandemia, obviamente que respeitando todos os protocolos de saúde. “No ano passado, quando a gente fez um evento presencial em plena pandemia, usamos muito a palavra retomada, só que, na verdade, se formos entender do ponto de vista de público e financeiro, este ano é o nosso evento de retomada”, frisa ele.

Segundo o CEO da Gramado Summit, a expectativa de quatro mil pessoas já foi superada, e o público deve chegar a seis mil, além disso o tíquete médio está mais alto do que em 2019, “até então a nossa melhor edição”. “Também estamos com uma demanda mais alta, principalmente de estados que não participavam antes, como Acre e Amazonas”, ressalta Rossi.

Um dos seus sonhos é transformar Gramado em uma Davos da inovação, que não é uma capital, não é uma cidade industrial, mas sim turística. “É uma conferência de inovação, mas é um evento que eu quero cada vez mais inserir na indústria turística. Quero que as pessoas possam programar suas férias para Gramado e ir à Gramado Summit. A gente firmou uma parceria com a Azul, por exemplo, que está fazendo pacotes para Gramado com a conferência. Propositalmente, a gente escolhe de quarta a sexta para que os participantes possam esticar a estadia”, relata.

Se autointitulando como o “maior brainstorming da América Latina”, a conferência vai reunir nomes como Joel Jota (influenciador), Luiz Pondé (filósofo), Kim Farrell (TikTok),  Helena Bertho (Nubank), Gabriel Sukita (Facebook), Veronica Oliveira (Faxina Boa), Rincon Sapiência (músico) e Núbia Mota (Adobe). Serão palestras individuais no formato TEDx de 20 minutos e dois painéis, nos palcos marketing e comunicação; finanças; indústria e transformação digital; e plenária principal. Além disso, paralelamente ao evento, ocorre a feira de negócios, com a exposição de mais de 200 empresas.