Ao caminhar pelas ruas da cidade de São Paulo se observa a expansão dos chamados mercados de bairro. Porém, eles já não mais uma exclusividade dos comerciantes locais. Nos últimos anos, grandes redes varejistas, como Pão de Açúcar, Carrefour e Extra, estão apostando no formato com o intuito de trazer mais comodidade e novas experiências aos consumidores.
Segundo dados Nielsen, o segmento de lojas menores comandado por grandes bandeiras cresceu 55,5% entre janeiro de 2014 e agosto de 2017. O Grupo Pão Açúcar foi a primeira grande empresa de varejo a investir no mercado de lojas de proximidade, em 2007, com os modelos Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra. Para a companhia, o formato atende a demandas do dia a dia do consumidor, que busca cada vez mais praticidade e agilidade nas compras.
“Essas lojas estão localizadas em regiões verticalizadas ou com grande fluxo de passagem de pedestres, possibilitando as compras dos produtos de necessidade diária, típicos do café da manhã ou da tarde, sobremesas e até mesmo itens para o almoço. Mesmo com uma área de vendas enxuta, com até 300 m2, esse formato oferece um sortimento de aproximadamente 3.500 itens, entre produtos alimentícios, perecíveis e mercearia em geral. Atualmente, são 235 lojas desse formato, entre as bandeiras Minuto Pão de Açúcar e Mini Extra, distribuídas em 23 cidades brasileiras”, diz Frederic Garcia, diretor-executivo dos formatos de proximidade do GPA.
Garcia também revela que, em 2018, o formato seguiu com a aceleração do crescimento de vendas, com um resultado 19,1% superior ante 2017. Os números são explicados pela continuidade de diversas iniciativas comerciais, como a revisão do sortimento com maior aderência às preferências do consumidor, em especial padaria e áreas de frutas, legumes e verduras, e o foco em produtos de marcas exclusivas.
“Como resultado, o GPA observou um ganho significativo de market share do formato. Para 2019, o foco do Mini Extra será consolidar as estratégias conduzidas em 2018 e otimizar o portfólio de lojas. No Minuto Pão de Açúcar, a bandeira focará na retomada da expansão, com abertura de, no mínimo, 15 lojas, e aceleração progressiva para os próximos anos”, comenta.
Também de olho neste segmento o Carrefour conta com três bandeiras, o Carrefour Bairro, com 40 lojas; o Carrefour Express, com 119 lojas; e o Carrefour Market, com dez lojas. Esta última com foco em proximidade e operação somente no estado de São Paulo. A primeira loja do Carrefour Market foi inaugurada na capital paulista em 2017.
“Atualmente, a companhia investe em uma estratégia omnicanal e multiformato, o que significa que avaliamos sempre como oferecer lojas e serviços que atendam às diferentes necessidades do consumidor. O Carrefour Market, bandeira de supermercado que o Grupo Carrefour já opera em outros países, atende a atual demanda dos clientes por compras de reposição, sobretudo de alimentos frescos. Oferecemos uma solução completa e conveniente para o consumidor que busca por praticidade e qualidade sempre perto de casa ou do trabalho. Ao longo de 2018, abrimos outras nove lojas do Carrefour Market, totalizando dez em operação, que conquista cada vez mais a preferência do consumidor”, diz Marco Alcolezi, diretor do Carrefour Market.
A marca planeja continuar a expansão das lojas do Carrefour Market pelo estado de São Paulo e acredita que elas complementam a oferta de suas outras bandeiras. “Cada vez mais o consumidor demanda lojas e serviços que atendam às suas diferentes necessidades. Estar próximo do cliente, com sortimento assertivo e serviços que facilitem o seu dia a dia, é essencial. Porém, como os consumidores são diferentes e possuem variados momentos de compra, é fundamental investir em formatos de loja complementares e serviços integrados para estar próximo e preparado quando ele precisar”, conclui Alcolezi.