Ação foi desenvolvida pela VMLY&R

Com o objetivo de alertar sobre os riscos do agravamento da crise climática, o Greenpeace Brasil levou os impactos reais da crise ambiental para dentro do metaverso. O mapa alterado, que ficará disponível até a próxima sexta-feira (25) no servidor da Kings Roleplay, traz modificações ambientais, sociais e econômicas, além de missões com foco socioambiental.

A ação conta com uma página que permite aos usuários doarem para a causa e assinar o novo abaixo-assinado da organização, que visa pressionar os governadores estaduais a decretarem emergência climática.

Los Santos +3ºC, a mais famosa cidade do universo gamer, e seus cidadãos sofrerão com as consequências dos eventos extremos, como áreas inundadas, reservatórios secos, poluição do ar e uma drástica diminuição da fauna e da flora. Além disso, os personagens serão obrigados a usar máscaras, irão cansar mais rápido e terão missões exclusivas, como resgatar refugiados climáticos e transportar água potável.

De acordo com dados do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), o mundo vive a última janela de oportunidades para uma tomada de ação que promova mudanças urgentes e necessárias para conter a crise do clima. Para o Greenpeace Brasil, o que acontece em Los Santos+3º é um retrato dos impactos que a sociedade já sofre e sofrerá de maneira ainda mais intensa caso ações efetivas não sejam realizadas.

A experiência imersiva foi criada pela VMLY&R, com o apoio técnico do Greenpeace Brasil. “O primeiro passo para engajar as pessoas é fazer com que elas entendam o problema. Los Santos +3ºC vai permitir que o jogador experiencie aquilo que já vem acontecendo em diversas partes do mundo, mas que, muitas vezes, ainda não está diretamente relacionado à crise climática. Esperamos que a relação entre esses dois temas ganhe força com o jogo”, diz Rafael Pitanguy, CCO da VMLY&R.

Ficha técnica:

Agência: VMLY&R
Cliente: Greenpeace
Título: Los Santos +3ºc
CCO: Rafael Pitanguy
Direção-geral de criação: Beto Rogoski, Jeferson Rocha
Direção de criação: Guilherme Aché, Denon Oliveira, Frederico Teixeira
Direção de arte: Felipe Paganoti, Thiago Dias
Redação: Igor Pontes, Lucas Veloso, Yuri Facioli
Direção de atendimento: Leonardo Balbi
Direção de produção: Nicole Godoy
Planejamento: Andreia Tavares, Thiago Estevam
RTV: Anderson Rocha, Vivian Moraes
Mídia: Paula Marsili
PR: Paula Ganem, Lucia Caldas
Social: Andreia Tavares, Ana Luiza Mello, Vera Vanessa
Aprovação cliente:  Rodrigo Gerhardt - Engagement manager (Interim)

Produtora (trailer): Produka
Diretor: Marcelo Raimondi
Coordenação de produção: Priscila Barros
Diretor de fotografia: Peter Jazz
Diretor de arte: Marcelo Raimondi
Diretor de produção: Renata Cardoso e Anderson Lima
Montagem: Rafael Pádua
Coordenador de pós: Willian Assaf
Finalizador: Rafael Pádua
Pós-produção: Rafael Pádua
Produtora de som: Alma 11:11
Direção Musical: Diego Raso
Direção-executiva: Carla Braüninger

In-Game
Produtora (in-game): KingsRoleplay
Direção de desenvolvimento: Rafael Nunes
Motion: Gustavo Scatena
Game design: Felipe Paganoti, Thiago Dias
Game copy: Igor Pontes, Lucas Veloso, Yuri Facioli
Agência de Ilustração: Segue.Pro
Atendimento: Geraldo tavares
Ilustradora: Rafaella Tuma
Artbuyer: Bianca Aguiar e Fernando Pavan
Ilustrador 3D:  Rodolfo Martins, Felipe Paganoti

Landing Page
Gerente de projetos: Vanessa Ishihara
Produtora:Ação Brazil
Technology Manager: Diego Cassola