Trabalho foi feito para o programa Racismo Zero, da Universidade Zumbi dos Palmares
É um fato que, infelizmente, já se tornou rotina no Brasil: cenas de pessoas negras sendo humilhadas em lojas ao terem suas bolsas revistas sob acusação de furto. Mas a partir desta quinta-feira (21), Dia Internacional Contra a Discriminação Racial, uma ação criada pela Grey Brasil para o Racismo Zero, programa idealizado pela Universidade Zumbi dos Palmares, vai conscientizar a sociedade desse tipo de crime.
O texto da Lei 14.532/2023, que prevê 2 a 5 anos de prisão e multa para quem constranger, humilhar ou cometer crimes de racismo ou injúria racial, vai virar uma etiqueta para ser afixada em bolsas.
A estilista Naya Violeta foi convidada a criar o design da primeira Bolsa Antirracista, distribuída à personalidades que irão amplificar o assunto em suas redes. Milhares de etiquetas com a lei também serão distribuídas para serem colocadas dentro das bolsas das mulheres que enfrentam esse tipo de constrangimento.
A ação começa a ganhar vida com o lançamento de um vídeo em que a Naya Violeta conta sobre a criação da bolsa e a importância do projeto para a conscientização sobre a lei.
"Esse material vai mostrar o processo criativo da Naya e como ela idealizou o acessório. Alguns influencers irão receber uma unidade dessa bolsa e vão comentar também sobre a ação em suas redes sociais, ampliando o debate e convidando estilistas de outras marcas a se juntarem ao movimento. Assim, uma grande corrente tomará forma, ampliando o conhecimento sobre o programa Racismo Zero", explica Manir Fadel, CCO e CEO da Grey.
A peça conta com produção da PANCS e o som ficou sob responsabilidade da Jamute.