O Grupo ABC, dono de agências de publicidade como Africa e DM9DDB, está criando uma nova empresa com uma pegada diferente de seu DNA original. A companhia anunciou nesta segunda-feira (26), o nascimento da MuchMore, uma consultoria de negócios voltada ao digital que se aproxima mais da área de inovação do que do mercado publicitário.

Para viabilizar a criação da nova empresa, que não se enquadra exatamente nas características de uma agência de comunicação, o ABC conta com a parceria da Sodet, empresa de inovação digital do polo de tecnologia instalado no Recife chamado Porto Digital.

Fruto de uma joint venture entre o ABC e a Sodet, a MuchMore será liderada em conjunto por Bob Wollheim, head de digital do ABC, e Teco Sodré, CEO da empresa pernambucana. Além disso, a empresa já chega ao ao mercado com dois outros grandes parceiros de negócios do mundo do e-commerce e das startups: Renato Mendes, ex-NetShoes e Editora Abril, e In Hsieh, co-fundador de lojas virtuais como a baby.com.br, que chegou a receber R$ 40 milhões em investimentos e se tornou um dos líderes de mercado no segmento online de produtos para bebês.

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De acordo com Wollheim, diferentemente do modelo de negócios das agências do Grupo ABC, a MuchMore não pretende trabalhar com verbas de mídia. “Vamos disputar verbas de inovação, vendas, produtos. Nosso foco será identificar e criar novos negócios digitais para marcas e grandes empresas”, diz. 

A nova iniciativa do portfólio do Grupo ABC terá times, escritórios e operações em San Francisco, Recife e São Paulo. Wollheim, que dividirá seu tempo entre San Francisco e São Paulo, fazendo a ponte das empresas de tecnologia do Vale do Silício com a MuchMore e seus clientes, explica que a empresa vai concorrer com grandes consultorias de negócios que estão invadindo o marketing. “Estamos indo nessa direção porque o outro lado está vindo na nossa. Não é uma estratégia defensiva, mas sim o entendimento de que há uma aproximação cada vez mais forte do mundo do TI e o mundo do marketing. E esse movimento, na verdade, faz todo o sentido. Ambos, tecnologia e marketing, estão descobrindo seus caminhos”.

Um exemplo desse movimento é a Accenture, grande consultoria norte-americana que vem comprando agências digitais por todo o mundo, entre elas a brasileira AD Dialeto, uma das principais do país na área de performance e e-commerce.

Inicialmente, a MuchMore vai operar com as estruturas já existentes tanto do ABC quanto da Sodet e também com estruturas móveis de acordo com as necessidades da própria empresa e dos clientes. A equipe, que já vinha sendo pré-selecionada há algum tempo, ainda não será exclusiva e terá que dividir as tarefas com as demandas das duas companhias.   

Crise

Wollheim destaca que a criação de uma nova empresa em ano de crise é sinal de que é possível superar o momento desfavorável e que a MuchMore chega ao mercado justamente para mostrar aos clientes as alternativas. “Durante as crises, existem três tipos de empresas: as que não inovam nada e cortam custos para sobreviver, as que inovam muito e outras que fazem o mix das duas coisas. Marcas que inovam por um lado e também cortam custos da maneira correta são as que têm mais chances de se sair bem. A MuchMore chega para ajudar os clientes a identificar como fazer para sair da crise melhor do que entrou”.