Finalizando um processo de sucessão iniciado em meados de 2019, o grupo ABC começa 2020 sob nova direção. Cristiano Muniz, de 46 anos, é o novo CEO da holding, substituindo Guga Valente, que passa a integrar o conselho da companhia fundada por ele ao lado de Nizan Guanaes.

Cristiano Muniz (à esquerda) assume liderança do grupo ABC; Guga Valente segue como conselheiro da holding – FOTO: Alê Oliveira

“A escolha foi quase que um ‘plug and play’, explica Valente a respeito do encaixe perfeito de Muniz às necessidades do grupo. Com especialização em finanças e uma história de sete anos no grupo ABC como Chief Financial Officer (CFO) e COO, Muniz participou ativamente do processo de aquisições do grupo desde 2010, e da venda do grupo ABC em dois momentos: na participação minoritária para o Kinea, em 2014, e depois, de 100% do conglomerado de agências para a Omnicom/DDB em 2015.

“O grupo como um todo está passando por um processo de sucessão. A primeira foi a Africa, lá atrás, com a saída do Nizan e a chegada de Marcio [Santoro] e Sergio [Gordilho] na copresidência. O último movimento nesse sentido foi agora com a liderança do próprio ABC, o que é muito natural. Se você observar, as lideranças estão todas na faixa dos 40 anos. E nada mais natural também que fosse alguém com entendimento e conhecimento do funcionamento do grupo”, disse Valente ao PROPMARK.

Com missão de liderar o grupo e preservar suas características locais, oferecendo aos clientes a abrangência internacional da Omnicom, Muniz já estava nos planos de sucessão de Guga antes mesmo de sua passagem como managing diretor da Accenture Interactive para a América Latina, em 2017. O executivo passou ainda pela BRF como diretor global de finanças antes de voltar ao ABC em agosto de 2019 já no processo de sucessão.

“Estou recebendo um conglomerado forte de agências. A gente está super renovado e eficiente. Temos um conjunto de empresas que são líderes em seus segmentos. São marcas voltadas para a modernidade, para o futuro. Esse é um grupo eficiente, com liderança renovada, focado em muita tecnologia. Tivemos em 2019 um grande crescimento e para 2020 esperamos números ainda melhores”, destacou Muniz.

Fazem parte do grupo ABC as agências Africa, TracyLocke, Track, SunsetDDB, Tribal Worldwide, Morya Sul e CDN.

Na próxima edição impressa do PROPMARK, Muniz detalha os planos de integração do grupo e novas oportunidades de negócios. Já Guga Valente faz uma reflexão sobre seu legado na propaganda e próximos desafios.