Valente: Cannes ultrapassou o fator da premiação

 

Que as agências do Grupo ABC estão entre as mais premiadas da publicidade não é novidade. Basta ver que a DM9DDB, uma das grandes colecionadoras de prêmios pelos festivais internacionais da área, conquistou três vezes o título de Agência do Ano no Cannes Lions – em 1998, 1999 e 2009. E, em 2005, foi a Agência Interativa do Ano, prêmio que já não existe mais.

O histórico ajuda a explicar os 33 Leões – entre eles, três GPs – conquistados no Cannes Lions 2013. E, em especial, pelo desempenho de uma agência que pode ser considerada pequena (em termos de receita) no mercado americano: a Pereira & O’Dell, baseada em São Francisco e que, além do ABC, tem entre os seus sócios o brasileiro PJ Pereira, profissional que apareceu para a publicidade no final dos anos 90, na própria DM9, e que em 2000 conquistou o primeiro GP de Cyber para o Brasil, quando já atuava na AgênciaClick.

A agência americana do Grupo ABC conquistou nada menos que 13 Leões em Cannes. E são dela os três GPs, todos para o trabalho “The beauty inside”, uma websérie para Intel e Toshiba. “Olhamos para Cannes como uma espécie de mensuração do nosso talento. E vimos todas as nossas agências de publicidade que se inscreveram no festival saindo de lá com Leões, casos também da Africa, Loducca e DM9DDB”, afirma Guga Valente, CEO do Grupo ABC. “E vale ressaltar, além do ótimo desempenho da Pereira, os nove Leões da DM9, distribuídos igualmente entre as três regionais; a Africa, em sua primeira participação em todas as áreas de Cannes, já trazendo quatro prêmios; e os sete Leões da Loducca. Isso reforça o nosso posicionamento, que sai do discurso para virar realidade”, completa.

No caso da Africa – que, quando fundada, há pouco mais de 10 anos, tinha como discurso não participar de festivais, algo que foi quebrado apenas na área de Cyber Lions no Festival de Cannes de 2007 –, Valente diz que o motivo era para que a criação não se desviasse antes da agência ter uma massa crítica consolidada. “Agora é o contrário: começamos a justamente validar o nosso trabalho criativo”, afirma o executivo, lembrando que a participação maciça dos anunciantes no evento também faz com que os prêmios tenham uma relevância ainda maior. “Eles estão lá, junto com nós, comemorando os resultados. E Cannes ultrapassou apenas o fator da premiação. É hoje a grande feira da comunicação e do marketing mundial”.