O Grupo Abril alcançou a marca de 10 milhões de itens vendidos em 2016. O crescimento do faturamento é de cerca de 16% comparado ao período de janeiro a outubro de 2015, segundo a empresa. No total, foram sete novos contratos firmados e cerca de 100 novos produtos lançados nos segmentos financeiro, automotivo, eletroportáteis, alimento e moda. Também contribuiu para o resultado positivo o aumento das vendas dos produtos já existentes, como os da Capricho Shoes – marca de calçados produzida em parceria com a Sugar Shoes, e que dobrou o faturamento no período. Hoje, a Abril conta com um portfólio de mais de mil produtos licenciados com as suas marcas. 

Divulgação

Além de Capricho, os títulos Boa Forma, Quatro Rodas, Casa Claudia e Exame também têm produtos licenciados. As marcas oferecem suporte para as parceiras, por exemplo, na realização de pesquisas com consumidores e nos estudos de tendência, liderados por uma equipe especializada, além de style guides e estudos de embalagem.

“Esse suporte editorial em todo o processo de desenvolvimento e estratégia de divulgação reduz o time to market das empresas parceiras, otimiza esforços e mitiga riscos, o que explica o aumento das parcerias especialmente em períodos de crise econômica”, diz Tiago Afonso, diretor de marketing da Abril. “De pisos para imóveis a cadernos, da mochila à maquiagem, do cartão pré-pago ao iogurte, os produtos com as marcas Abril já nascem com posicionamento claro e reconhecimento do consumidor”, completa Tiago.

Para 2017, a empresa prevê o lançamento de mais 150 unidades de produtos.