Depois de três meses no ar, em caráter experimental, o Grupo Bandeirantes lança oficialmente nesta quarta-feira (20) o canal Arte1. Com programação inteiramente dedicada à arte e à cultura, a emissora terá como foco assuntos como dança, música clássica e popular brasileira, cinema, artes visuais, literatura, teatro e ópera.
Segundo Rogério Gallo, diretor geral do Arte1, serão 24 horas por dia com um conteúdo especialmente pensado para quem se interessa por arte. Ele ressaltou que objetivo principal é atingir a grande massa e não se tornar apenas um canal de elite.
O Arte1, que já está presente em pacotes da Sky, Net, GVT, Claro TV e Oi, tem uma abrangência de cerca de 10 milhões de assinantes. A emissora recebeu a classificação de “canal brasileiro de espaço qualificado”, dada pela Ancine (Agência Nacional de Cinema), o que fez com que pudesse ser incluído pelas operadoras na cota de conteúdo nacional, conforme consta na nova lei da TV paga (12.485/2011). De acordo com a lei, a cada seis canais estrangeiros, os pacotes de TV por assinatura devem disponibilizar um canal brasileiro que exiba, em horário nobre, pelo menos três horas de conteúdo totalmente nacional.
De acordo com Gallo, apesar de não ser a proposta inicial, o canal se adequou a essa nova lei e, com 50% da programação nacional, deixou a fila de espera e passou a ser desejado pelas operadoras. “Temos como meta democratizar a cultura e, desta forma, atingiremos um grande número de assinantes”, analisou.
A programação inicial terá como destaque duas produções próprias: o “Arte1 em movimento” e o “Estilo Arte1”. O primeiro é uma revista semanal com as principais notícias de cultura do Brasil e do mundo. Apresentado por Gisele Kato, editora-chefe do canal, o programa terá espaço para todas as manifestações artísticas. Já o “Estilo Arte1” traz novidades e tendências de arquitetura, design, moda, alta gastronomia e luxo. Em cada programa, especialistas darão dicas sobre lugares e produtos que ainda são pouco conhecidos do grande público.
Sobre patrocínio, Gallo ressaltou que está em busca de parceiros que tenham alguma relação com essa universos. Ele disse que, inicialmente, serão vendidas cotas que envolvem o canal como um todo; depois, os programas serão trabalhados individualmente. Além do Arte1, o Grupo Bandeirantes prepara o lançamento de outros canais. Segundo Paulo Saad Jafet, vice-presidente de canais pagos, até o final do ano entrarão no ar um canal de jornalismo e outro de esportes.