O Grupo Boticário apresentou na manhã desta terça-feira (15) a nova marca do Grupo: a Eudora, com a qual a companhia estreia no segmento de venda porta a porta e abre concorrência direta com Avon e Natura. Os produtos, divididos entre cosméticos, perfumaria e maquiagem, terão venda “multicanal”, com lojas conceito, compra online e canais de venda com representantes e catálogos de produtos.
A Eudora deve contar com portfólio de 300 produtos até o final do ano e foi dividida em quatro linhas, intituladas “momentos”: casual, com a marca Aflorá, descolada, com a Soul, o momento poderosa, com Eudora, e o em quatro paredes, com a S. No lançamento oficial, a palavra-chave foi “sensualidade”, repetida quase ao esgotamento. “A Eudora é o resgate da sensualidade para a mulher do século XXI”, destacou Helena Garcia, diretora de marketing da marca.
Até o momento, não há previsão para estreia de um plano de comunicação. De acordo com o diretor executivo da Eudora, Claudio Oporto, a equipe de marketing trabalha em ações pontuais para divulgar a marca, como patrocínio em feiras e eventos. “Queremos construir a marca com públicos específicos. Pelo tipo de nossa proposta de valor, precisamos trabalhar de modo diferenciado o tema sensualidade, já tão abordado. Não conseguiremos fazer isso numa inserção de 30” na TV aberta”, afirmou.
Nesta semana, Oporto desembarca na capital inglesa, onde a Eudora patrocina o desfile da Issa London, de Daniella Issa Helayel, no London Fashion Week. O objetivo é apresentar a linha de maquiagem da Eudora a profissionais e a formadores de opinião. “A construção da nossa marca mostra que o seu espectro de atuação é diferente”, pontuou o executivo.
As primeiras lojas da Eudora serão abertas entre março e abril, primeiramente no estado de São Paulo, com previsão de chegar a todo território nacional até o final de 2011. Na capital paulista, serão quatro lojas, com destaque para a flagship da marca no Morumbi Shopping. O grupo não revela investimentos, nem previsão de crescimento. “Pretendemos ser a terceira empresa de cosméticos em revenda direta”, afirmou Oporto. As duas líderes do segmento são Avon e Natura.Cerca de 130 profissionais trabalharam sob contrato de sigilo absoluto no desenvolvimento da Eudora, que vem sendo estruturada desde 2009.
por Keila Guimarães