Para estreitar o relacionamento com o consumidor, o Grupo Boticário promoveu uma ação que marca a chegada da empresa na Bahia, com duas unidades operacionais: um centro de distribuição que está em operação desde abril, na cidade de São Gonçalo dos Campos, e uma nova fábrica que será inaugurada no segundo semestre de 2014, em Camaçari.
A empresa promoveu um dia de experimentação de produtos das quatro unidades de negócio do Grupo: O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice? e The Beauty Box, com serviços gratuitos de maquiagem com maquiadores profissionais. Como parte da ação, promotores uniformizados, utilizando bicicletas estilizadas, ainda levavam mensagens de beleza escritas pelos moradores e endereçadas para amigos e parentes.
De acordo com o gerente de assuntos corporativos e imprensa do Grupo Boticário, Sandro Rego, a ideia era desenvolver junto com essas comunidades uma relação de troca capaz de fortalecer a marca corporativa. Segundo o executivo, a ação fazia parte do plano de chegada do Grupo Boticário à Bahia, que começou em 2013.
O primeiro movimento foi em Camaçari, onde uma árvore iluminada de oito metros de altura foi instalada na Praça Abrantes. Em São Gonçalo dos Campos, em parceria com a prefeitura local e com a comunidade, a companhia promoveu a revitalização dos canteiros, restauração da iluminação, posicionamento de bancos e lixeiras e distribuição de flores que foram plantadas pelos moradores nos novos canteiros da praça. De acordo com ele, outras iniciativas estão previstas, ainda com o objetivo de estreitar relacionamento com a comunidade. “A Bahia já é uma realidade para o Grupo Boticário há muito tempo. Investimos forte e apostamos muito no sucesso destas duas novas unidades operacionais.”
Rego ressaltou que o mercado do Nordeste, como um todo, é muito importante para o grupo e para o segmento, de uma forma geral. “As regiões Nordeste e Norte respondem por 37,3% do mercado brasileiro de cosméticos e por 47,6% do mercado nacional de perfumaria, e a Bahia detém a maior participação nessas regiões”. Ele destaca que essa iniciativa é a materialização de um robusto plano de expansão do Grupo Boticário, que começou em 2010 com a concepção do grupo e o lançamento das três unidades de negócio. A chegada à Bahia completa o ciclo de expansão estrutural que recebeu investimento de R$ 650 milhões.
Para este ano, a expectativa do Grupo Boticário é continuar apresentando crescimento entre 10% e 15%. Ano passado, o crescimento foi de 16%.