Marcio Oliveira: "o mais importante é formar novos líderes do mercado”

O GA (Grupo de Atendimento), associação do mercado publicitário liderada por Marcio Oliveira, presidente da Lew’LaraTBWA, definiu o marketing digital como prioridade para as estratégias de formação e aprimoramento dos profissionais da área em 2015.

Lançado em São Paulo há exatos dois anos, em março de 2013, o GA já formou quatro turmas em cursos diversos sobre gestão de negócios, totalizando impacto direto em 160 profissionais de atendimento. “Em dois anos, a imagem da área de atendimento já mudou muito”, avalia Oliveira ao fazer um balanço do trabalho do GA.

“Em primeiro lugar, houve uma notória valorização do profissional no dia a dia de trabalho dele. A nossa área se uniu para encarar as lacunas de capacitação, ou seja, conseguimos uma maior união para ensinar, apreender e, com isso, contribuir mais para a evolução do mercado”, diz o presidente do GA, ressaltando porém que “temos ainda muito chão pela frente”. “O mais importante é formar novos líderes do mercado”, sintetiza Oliveira.

Os dois anos de atuação do GA serão tema de uma campanha institucional cujo briefing está em fase de definição. O processo de formação de líderes, na opinião de Oliveira, passa naturalmente pela capacitação profissional, o principal objetivo da atuação do grupo. Ao definir a área digital como a principal prioridade para 2015, o presidente do GA ressalta a importância de acompanhar uma área responsável por significativas transformações nos processos de comunicação, tanto com os anunciantes quanto com os consumidores. “Vamos digitalizar o atendimento”, diz Oliveira.

Além dos cursos focados na área digital, o GA também realizará em 2015 uma série de encontros com lideranças do mercado. O primeiro deles, que deverá acontecer ainda neste semestre, será com Caio Barsotti, presidente do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão). “O tema não é o atendimento, e sim o entendimento do conjunto de resoluções que sustentam o tripé de negócios formado por agências, veículos e anunciantes. Na programação anual também está prevista a realização do GA Summit 2015, em novembro, com participação de economistas e profissionais de agências do Brasil e do exterior para discutir os principais cases do ano sob o ponto de vista da área de atendimento.

Os cursos com foco na área digital terão início no dia 8 de abril com uma master class, coordenada pela Hyper Island, com duração de três dias. Na sequência, em um total de dois meses, haverá aulas ministradas por especialistas do Google, Facebook e Twitter sobre estratégias diversas de negócios e relacionamentos no ambiente digital. O programa também contará com palestras de especialistas em business intelligence nas plataformas online. Está sendo estudada a viabilidade de uma viagem internacional para estudos na área digital.

Para 2015, o GA fez ainda uma parceria com a Sandbox, escola de estratégia fundada por Daniel de Tomazo e Felipe Senise, especialistas em planejamento. O objetivo é oferecer cursos de “tomada de decisões” e sobre o poder de mobilização do atendimento dentro das agências e  no seu trabalho com o anunciantes.