Nesta quinta-feira (26) o Museu do Amanhã recebe a primeira edição do Marco Zero, um fórum de debates sobre o futuro da comunicação com nove painéis e 13 palestrantes que dividirão com a plateia experiências e reflexões sobre inovação, economia criativa e meios de informação. O evento é organizado pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro (GMRJ), que completa 45 anos de atividades este ano.
O mote do evento é “Vamos repensar o futuro?”. Os painéis abordam temas que estão transformando a indústria da comunicação: Internet das Coisas, Economia Criativa, Big Data, Economia de Nichos, Neurociência e Mobilidade estão na pauta das palestras. Entre os participantes, estão o “especialista em futuro” Peter Kronstrøm, head do Copenhagen Institute for Futures Studies; Sérgio Valente, diretor de Comunicação da Rede Globo; Adriana Knackfuss, diretora de marketing integrado e comunicação da Coca-Cola; Jesper Rhode, facilitador da Hyper Island; e o filósofo Clóvis de Barros Filho. Durante o evento, ativações irão provocar e instigar os participantes a enxergar novas utilizações e novos recursos de mídia, condizentes com o que o mundo conectado de hoje exige.
“O objetivo é que o Marco Zero seja um encontro inteiramente livre de certezas e repleto de possibilidades, insights e incentivo ao diálogo. É importante esclarecer que as mudanças que serão debatidas no Marco Zero não implicam a destruição do passado, nem a celebração deslumbrada do futuro. Nossa proposta é convidar todos a aceitarem o desafio de imaginar e construir o futuro que vem por aí”, explica Fátima Rendeiro, presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro.
Marco Zero tem JC Decaux como patrocinadora master. Os outros patrocinadores são Discovery, ESPN, Globosat, Kantar Ibope Media, Ótima, Uol, Yahoo e Zoomin.Tv. Apoio Fox, RBS e Eletromidia e parceria das empresas #republique, Touchers/Cinerama e o coletivo Era Transmídia. A organização é da 22 Mkt e Eventos.