O Grupo Dreamers anunciou esta semana o lançamento da FUN, consultoria focada na construção de plataformas de marca 100% ancoradas em branded entertainment.
Segundo comunicado, o anúncio é uma resposta do Grupo Dreamers a uma das maiores demandas dos anunciantes atualmente: o uso do entretenimento como meio de conexão e relacionamento com a sua audiência e seus consumidores, em um mundo onde ganhar a atenção do público em meio à profusão de mensagens se tornou o grande desafio das marcas. Esse cenário passou por uma intensificação com as experiências e aprendizados trazidos pela pandemia do coronavírus.
“As marcas entenderam que a melhor forma de se conectar com sua audiência é por meio de experiências e conteúdos que sejam relevantes para seus públicos. Não é à toa que na quarentena testemunhamos as pessoas convergindo massivamente para plataformas de entretenimento e marcas buscando se apropriar deste momento. Entretanto, para fazer bom uso do entretenimento como ferramenta é preciso acompanhar as tendências do mercado, se aprofundar sobre o que as pessoas estão conversando, compreender quais ativações melhor se adequam à realidade dos consumidores e, mais importante, como estabelecer uma conexão muito além da simples experiência de compra. Acreditamos que nossa expertise possa ajudar as marcas a criarem as narrativas certas, com a estratégia mais adequada para maximizarem sua atuação no campo do entretenimento”, afirma Rodolfo Medina, presidente-executivo do Grupo Dreamers.
“Na FUN não conseguimos pensar comunicação que não seja em formato multiplataforma e que não venha amarrada a uma potente estratégia de storytelling, pois acreditamos que só a consistência da mensagem e o mix certo de canais e de ações vai garantir que a marca entre de verdade na vida e nas conversas dos seus consumidores. Nosso papel será o de, justamente, analisar e enquadrar a comunicação e as ações das marcas de forma relevante e proprietária dentro das diversas possibilidades que o ecossistema do entretenimento comporta – e faremos isso sempre planejando estratégias que se apropriam dos diversos pilares de comunicação pra entregar seu resultado final”, ressalta Ana Deccache, head da FUN, que carrega em sua bagagem profissional a experiência de oito anos à frente da conta do Rock in Rio e da Dream Factory na Artplan.
Além de Ana Deccache, Rodrigo Noventa (ex Vice, F/Nazca e Stink), chega para atuar como “Master Storyteller” e líder criativo da unidade. A cada novo desafio e dependendo do escopo da demanda, artistas e demais líderes e especialistas do Grupo e de fora dele serão acionados para co-criação das experiências e da plataforma integrada de comunicação e conteúdo do projeto.
“Temos no Grupo a 5a maior agência de publicidade do país, o maior festival de música e entretenimento do mundo, a Dream Factory – uma das maiores empresas de entretenimento e experiências e ao vivo do Brasil, o NOW – produto inovador de real time management -, e outras empresas com grande expertise na área. Os talentos estão aqui. Usaremos nossa inteligência pra acessar cada um deles na hora e para a entrega certa”, completa Medina.
O modelo de entrega do trabalho pode variar desde uma consultoria estratégica até a atuação como “parceira integradora”, gerenciando a implementação do projeto junto aos parceiros já homologados do cliente. “As marcas não precisam ter nenhum vínculo prévio conosco e não faremos o papel de agência de publicidade ou de live marketing, caso as marcas já tenham estes parceiros. Nosso papel principal é focar no storytelling, relacionado ao entretenimento, de forma que elas tenham uma linearidade na construção de suas histórias com os seus públicos”, declara Luiz Telles, diretor nacional de storytelling e inovação da Artplan e mentor da FUN.