O Estadão anunciou uma nova versão do seu tradicional Prêmio de Mídia, que durante anos foi uma das referências da área no mercado e que teve sua última edição realizada em 2011 – agora, com o nome Desafio Estadão, ele irá destacar agências e anunciantes que desenvolverem a melhor campanha publicitária multiplataforma em cinco diferentes categorias: Mercado Imobiliário, Varejo, Indústria, Serviços e Branded Content, além de eleger o Mídia do Ano.
No total, são 16 premiados – três por categoria, envolvendo o criativo, o mídia e o profissional que aprova a campanha pelo cliente, e o mídia do ano, que será escolhido por votação online pelos profissionais da área, entre três mídias de agências que serão apontados inicialmente pela comissão do evento.
Além de revitalizar o prêmio, o Destaque Estadão também reúne um outro produto importante para o veículo – o Cannes Lions, principal festival da comunicação mundial e que tem o jornal O Estado de S.Paulo como seu representante oficial no país desde 2001. Os 16 profissionais premiados pela organização irão ganhar passagens, hospedagem e inscrição para a edição seguinte do Festival de Cannes.
“O nosso objetivo é unir a qualidade da criação e da mídia brasileira com a ousadia dos anunciantes. Como diz nosso mote, ‘uma disputa que vai reunir os melhores profissionais do mercado’”, diz Flavio Pestana, diretor executivo comercial do Estadão. “Queremos estimular também a criação de campanhas multiplataformas, já que só poderão concorrer ao prêmio trabalhos que forem veiculados em pelo menos duas de nossas mídias”, ressalta o executivo, se referindo aos meios impresso, rádio e digital em suas mais variadas vertentes, além de eventos do grupo e a TV Estadão.
Outro objetivo, logicamente, é mercadológico – as inscrições ao prêmio são gratuitas, mas o modelo só permite que concorram trabalhos de anunciantes que veiculem na casa. Como já ocorrem em outras premiações capitaneadas por veículos, como o Profissionais do Ano (TV Globo) e O Melhor Comercial do Brasil (SBT), por exemplo. “Estamos vendo um distanciamento dos novos criativos com os veículos impressos. Se fala muito em digital, mas vale lembrar que o impresso também está no digital”, destaca Pestana, em sintonia com o discurso recente da ANJ (Associação Nacional dos Jornais), que recentemente lançou uma ampla campanha publicitária para o fortalecimento do meio.
Podem concorrer ao prêmio todas as campanhas que começaram a ser veiculadas em março passado e que estarão nos veículos do grupo até o final de março de 2015. A organização fará uma pré-seleção dos trabalhos, que serão julgados, de forma online, por um júri formado por 10 profissionais de mídia e criação e mais três jornalistas do Grupo Estado. Os vencedores serão anunciados no dia 13 de maio – segundo Pestana, a ideia é fazer o evento junto com o Cannes Preview, encontro pré-festival que o jornal promove anualmente.
O executivo também diz que deverá ser fechada uma parceria com o Young Lions –que no Brasil é organizada pela Editora Referência, por meio de seu diretor-presidente, Armando Ferrentini, e pelo vice-presidente da ESPM, Emmanuel Publio Dias –, onde o Estadão irá escolher, por meio de seu prêmio, as duplas brasileiras que irão representar o país na Riviera Francesa nas categorias Media e Marketer (voltada aos anunciantes) da competição. Concorrem mídias até 28 anos de idade e profissionais de marketing até 30 anos, em sintonia com o próprio regulamento de Cannes.
Para divulgar o Destaque Estadão, foi criada uma campanha, assinada pela WMcCann e comandada pelo diretor de criação Milton Mastrocessario, o Cebola, cujo destaque, entre diversas mídias, são os anúncios que colocam frente a frente profissionais de mídias e criação, no melhor “estilo UFC”. Com a assinatura “Não vai ser fácil. Mas vale a pena”, o primeiro combate envolve o VP de criação da Y&R, Rui Branquinho, e o vice-chairman e COO da WMcCann, Paulo Gregoraci (mídia).
“Acredito que este prêmio também é um incentivo ao próprio mercado brasileiro e sua participação no festival, já que a cada ano nos mostramos mais fortes em Cannes”, concluiu Pestana, revelando, que no próximo ano, o grupo deverá ter uma participação ainda mais relevante no papel de representante do festival, com a possibilidade inclusive de um estúdio dentro do Palais des Festivals, local onde o encontro é realizado.