O Grupo Gerdau anunciou hoje (21) uma nova etapa na evolução de sua governança corporativa. No dia 1º de janeiro, André Gerdau Johannpeter assumirá a função de Diretor Presidente no lugar de Jorge Gerdau Johannpeter, que está à frente da presidência do Grupo desde 1983. Simultaneamente, Claudio Gerdau Johannpeter torna-se Diretor Geral de Operações, cargo definido para a coordenação operacional dos negócios e a busca de sinergias entre as diversas operações. Desde 2002, André e Claudio atuam como Vice-Presidentes Executivos.
É a quinta sucessão ao longo da história de 105 anos da empresa. A definição da nova estrutura levou em conta a dimensão, a complexidade e os desafios do Grupo Gerdau, um dos agentes de consolidação da siderurgia mundial. Também considerou as melhores práticas de grandes empresas no mundo, a partir de estudos com o apoio de consultorias internacionais.
Na mesma data, três integrantes – Jorge Gerdau Johannpeter, Frederico Gerdau Johannpeter e Carlos J. Petry – sairão da atividade executiva, continuando no Conselho de Administração em seus respectivos cargos, Presidente e Vice-Presidentes.
O processo de mudança na governança corporativa foi realizado de forma estruturada, seguindo critérios absolutamente profissionais. Iniciado em 2000, contou com o auxílio de consultorias internacionais, além das análises internas, e buscou assegurar tranqüilidade e segurança aos negócios e aos mercados.