(Crédito: Divulgação)

Nesta sexta-feira (18), a Heineken transformou a iluminação do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, para celebrar um futuro mais verde. A ação, realizada pelas agências Lema e Red Door, anunciou que as fábricas de Alagoinhas (BA), Araraquara (SP) e Ponta Grossa (PR), já começaram a produzir os produtos da marca com energia renovável.  

A iniciativa faz parte da estratégia global ‘Brewing a better world’, que pretende reduzir as emissões de CO2 na produção em 80% até 2030. Para que isso seja possível, um dos movimentos é a utilização de energia renovável nos processos de fabricação e envase. Para isso, a companhia passa a adquirir energia elétrica de fontes 100% renováveis, além de já contar com energia térmica limpa proveniente de biomassa. A meta é expandir o processo para todas as operações do país até 2023. 

“Estamos muito orgulhosos por sermos capazes de produzir a Heineken com a mesma qualidade, mas agora usando energia verde e reduzindo significativamente o impacto no meio ambiente. A sustentabilidade é um dos pilares da marca e essa novidade demonstra aos consumidores não só o nosso compromisso em ser um pouco mais verde a cada dia e fazer o bem para o planeta, mas também o potencial inovador que acompanha a marca desde 1873, por se tratar de um movimento pioneiro no setor ”, diz Vanessa Brandão, diretora de marketing de marcas premium do Grupo Heineken.

Museu do Amanhã no Rio de Janeiro (Crédito: Patrick Gomes)

Para Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade da companhia, produzir as cervejas com energia verde faz parte de uma jornada em direção a um futuro mais sustentável. “Em nossa agenda de consumo responsável, desenvolvemos o projeto WeLab & Day After para impulsionar a mudança de comportamento em relação ao consumo abusivo de álcool e alcançamos 19 milhões de pessoas. Na questão da água (Every Drop) avançamos na redução do consumo de água atingindo 3,4 hl / hl em nossas cervejarias, um decréscimo de 36% em relação a 2010. E finalmente nas emissões (Drop the C), temos um ambicioso plano de energia renovável em produção atingindo 100% até 2023 e também vários esforços foram feitos na distribuição, resfriamento e finalmente na embalagem para reduzir nosso impacto por meio de garrafas retornáveis, conteúdo reciclado e programas de logística reversa espalhados por todo o país”, revela. 

Ação da Heineken no Museu do Amanhã no Rio de Janeiro (Crédito: Patrick Gomes)