O Grupo Heineken está com uma ação de conscientização em parceria com o Grupo Pão de Açúcar e Méliuz. A companhia colocou máquinas da 4Glass que trituram garrafas de vidro em nove supermercados de São Paulo e oferece recompensa em dinheiro para quem reciclar os itens.
A iniciativa “Volte Sempre” está em fase piloto durante três meses, faz parte do “Movimento Mais com Menos” criado pela empresa e busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo. O projeto finaliza em 13 de dezembro.
Para incentivar a participação do público, o Grupo trouxe a Méliuz, startup brasileira de cashback, como parceiro da ação. A cada garrafa reciclável de vidro depositada na máquina de triturar, o participante recebe R$ 0,10 de cashback no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20 de saldo no extrato, o consumidor pode solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança.
Ornella Vilardo, gerente de sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil, explica que o desafio dos resíduos sólidos é antigo e precisa de avanços da sociedade. “Se não envolvermos todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um.”
As máquinas são da Seiva Coleta, indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que tem investimento do Grupo Heineken no Brasil. Quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, um parceiro logístico é avisado gerando um pedido de retirada.
A coleta dos materiais será feita por motociclistas. Eles levam o vidro acumulado às cooperativas parceiras (Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare), que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro.
“Tomamos o cuidado de pensar e toda a cadeia de reciclagem dos materiais que serão coletados por essa iniciativa, selecionando parceiros alinhados à nossa forma de atuar, sempre com paixão e respeito”, afirma Ornella.
A iniciativa também engloba uma campanha com 300 bares no bairro Moema, em São Paulo, para levar conhecimento e conscientizar os consumidores sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro. Os garçons irão sugerir a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Em alguns desses bares e de forma itinerante, uma das máquinas da 4Glass será disponibilizada para os clientes.