Com sedes em São Paulo e Porto Alegre, o Grupo MTCom declara que superou as metas traçadas, cresceu 20% em receita líquida no ano passado e projeta um aumento de mais 20% para este ano. Além dos clientes da casa, como Basf/Agro, Siemens, Santander, Mondeléz (ex-Kraft Foods), entre outros, o resultado positivo foi alavancado pela conquista de novas contas, entre elas, Dow Química e PepsiCo, além de diversos jobs para marcas como Penalty e Diageo.
Segundo Luciano Vignoli, sócio-diretor do Grupo MTCom, o ano de 2012 foi extremamente desafiador. “Vários segmentos econômicos nos quais nossos clientes estão inseridos sofreram retração ao longo do ano ou cresceram em níveis muito baixos. Esse cenário gerou um aumento na exigência dos nossos clientes por uma atuação aprofundada e ampla, indo bem além da comunicação, com reflexões sobre o negócio em termos de mercado e atuação estratégica”, conta.
Com a maior exigência por parte dos clientes, o grupo resolveu ampliar os serviços através da contratação de consultorias especializadas e fez uma revisão integral dos processos internos. Os resultados de todas as mudanças internas começam a aparecer no início de 2013. “Em janeiro, registramos um aumento de 24% em comparação ao mesmo mês do ano passado”, afirma ele.
O Grupo MTCom fez a integração efetiva de suas 11 empresas, intensificou as ações de guerrilha e de redes sociais e investiu em pessoas, processos e tecnologia visando expansão dos negócios. A empresa é dirigida pelos sócios Luciano Vignoli e Daniela Graicar. Formado em outubro de 2008, o grupo conta hoje com 170 funcionários e empresas que atuam em diversas áreas como propaganda, endomarketing, conteúdo, planejamento e pesquisas mercadológicas, soluções em internet, design, consultoria comercial e assessoria de imprensa. Atualmente, em São Paulo, estão as empresas d&a, Coletânea, Endorfina, Noticeria e Social Media. Em Porto Alegre, ficam as empresas e21, e21 Digital, Design 21, Brand it!, Resultado e Zebra BR.
A ideia, segundo os sócios, é ser um grupo de multicomunicação e oferecer soluções integradas aos clientes. “Temos ganhado cada vez mais a confiança de nossos clientes e, por conta disso, ampliado o escopo de atuação nos principais”, ressalta Daniela Graicar, diretora-presidente do MTCom em São Paulo. Na opinião da sócia-diretora, ter equipes com o conhecimento específico que cada habilidade da comunicação requer, mais a capacidade e a oportunidade de oferecer uma solução integrada, de fato, é fundamental para o sucesso.
Luciano Vignoli complementa que a relação entre o Grupo MTCom e seus clientes é tão próxima que permite participar ativamente de seus planejamentos estratégicos, não só de comunicação, mas de negócios também. “Estamos aumentando as demandas por diversos serviços dentro do grupo. Vamos crescer junto com nossos clientes”, projeta. “Para 2013, traçamos dois cenários de crescimento, ambos muito desafiadores. O primeiro é o crescimento de 20% e o segundo, ainda mais instigante, com a expectativa de aumentar em 30% o faturamento”, adianta Vignoli.
Redes sociais
Para fazer o gerenciamento da presença das marcas nas redes sociais, foi montada uma nova operação unindo duas habilidades que o grupo já tinha: relacionamento, por conta da atuação em PR, e conteúdo, trabalhado há mais de dez anos pela agência de conteúdo multiplataforma. A nova área também trouxe incremento importante ao faturamento e boas perspectivas ao Grupo MTCom nessa área. Segundo Daniela, a nova operação já se tornou uma das mais rentáveis. Outra grande aposta para este ano é o crescimento em eventos e marketing de guerrilha. “Esses negócios se mostraram estratégicos para nossos clientes e rentáveis para o grupo”, completa Daniela.