A companhia New York Times, que edita o The New York Times, firmou acordo para a venda do “Grupo de Mídia Regional”, que inclui 16 jornais, além de outras publicações impressas e negócios relacionados. A operação, que deve ser concluída nas próximas semanas e tem a Halifax Media Holdings como compradora, é estimada em U$S 150 milhões.

De acordo com Arthur Sulzberger Jr., chairman da conglomerado, “a venda do nosso Grupo de Mídia Regional permitirá à companhia The New York Times continuar a nossa transformação para um digital focada empresa de mídia, multiplataforma”, disse em nota. Entre os periódicos negociados estão Sarasota Herald-Tribune e The Gainesville Sun  da Flórida; Star-News, da Carolina do Norte; The Courier, da Louisiana; e Petaluma Argus-Courier, da Califórnia.

Para Michael Redding, presidente do Halifax Media Holdings, “a compra do grupo de jornais reflete a crença de que um bom jornal é parte de qualquer comunidade vibrante”. Ele destacou que a Halifax ficou impressionada com a reputação dos jornais e os mercados aos quais se dirigem. “Quando você tem a oportunidade de comprar sólidos produtos noticiosos, é muito interessante, e estamos animados com a chegada do Grupo ao Halifax”, afirmou, também em comunicado.

Pelo balanço financeiro da New York Times, o grupo de regionais teve receita de U$S 190,4 milhões nos primeiros nove meses deste ano. O montante representa uma queda de 6,7% em relação a igual período de 2010. A retração de 9,6% em publicidade foi o principal item a puxar o número para baixo. A circulação caiu cerca de 3%. No total, a companhia fechou os três trimestres iniciais com U$S 1,6 bilhão, do qual U$S 1,1 bilhão provém do The New York Times.