A nova aposta do Grupo Pão de Açúcar (GPA) é a proximidade. Com base nisso, a empresa vai relançar a marca CompreBem, que ressurge com a palavra Aliados antes da marca que acabou em 2011. Com o Aliados CompreBem, a companhia passa a trabalhar com pequenos e médios comerciantes localizados nos interiores dos bairros e que não desejam abrir mão de sua marca, mas potencializá-la por meio de uma parceria com a maior empresa varejista do Brasil. Poderão participar da iniciativa desde pequenas lojas até empresas.
Esse é um projeto de baixo custo que vai ajudar o GPA a otimizar sua logística e garantir eficiência operacional. Para o varejista parceiro, os principais benefícios são o acesso a uma marca de credibilidade (CompreBem); possibilidade de comercializar duas marcas exclusivas do GPA – Pra Valer e Qualitá –; assessoria em organização e controle de inventário; e know-how para o negócio, beneficiando seu cliente.
“O projeto Aliados CompreBem é uma iniciativa pioneira no grande varejo brasileiro e consiste em uma das grandes apostas do GPA neste ano. A companhia está otimista e pretende chegar a 100 lojas deste modelo até o dezembro deste ano”, explica Luis Moreno, CEO do Multivarejo, divisão alimentar do GPA.
Para participar do Aliados CompreBem, o varejista precisa ser independente. Não será cobrado custo algum, apenas manter compras frequentes e em volume via operação do GPA, além de realizar os pagamentos em dia. O GPA, por sua vez, será o responsável pela adequação da fachada e oferecerá a expertise de seus especialistas para aumentar e melhorar a rentabilidade do negócio do parceiro, recompensando o Aliado comprometido com a parceria.
A iniciativa é resultado de uma série de ações que promovem a sinergia entre os negócios do Grupo Casino na América Latina. O Aliados CompreBem teve inspiração em um projeto similar desenvolvido pelo colombiano Grupo Èxito – também controlado pelo varejista francês -, que, hoje, conta com mais de 1.200 lojas desse formato. Neste processo, a equipe do GPA trabalhou em conjunto com o time colombiano e trouxe ao Brasil o modelo, que permaneceu em projeto piloto desde o ano passado. Atualmente, 46 lojas já participam do Aliados CompreBem.
Marcelo Bazzali, diretor-executivo do GPA, revela que, diferentemente de um modelo de franquias, o Aliados CompreBem não vai demandar um investimento do varejista independente ou pagamento de royalties. “Ele tem um acordo de colaboração com GPA, contribuindo para o ganho de capilaridade da companhia em um mercado tão pulverizado quanto o varejo brasileiro”, conta.
O projeto Aliados CompreBem faz parte da unidade de negócio de Proximidade do GPA, que também contempla as redes Minimercado Extra e Minuto Pão de Açúcar, o que garante total conhecimento e habilidade técnica para operação em modelos de loja de vizinhança. O objetivo da companhia é aproveitar a estrutura logística já existente – as bandeiras de Proximidade contam com uma central de distribuição própria localizada em São Paulo/SP – para manter o abastecimento dos Aliados CompreBem.
Comunicação
O GPA consultou os aliados participantes do projeto piloto e, dentro dos pontos observados, constatou-se a vontade pela utilização de uma marca tradicional e reconhecida no mercado. A partir do seu portfólio de marcas, o GPA definiu pelo resgate do CompreBem, rede de varejo adquirida pela companhia em 2002.
A comunicação da nova marca, no entanto, seguirá com a Havas, agência, até o momento, responsável pelo GPA, cuja conta está em concorrência. Fábio Rosa, gerente de marketing de proximidade do Grupo Pão de Açúcar, disse que, em princípio, não existe a intenção de fazer campanhas. “Estamos nos baseando na estratégia de fortalecimento no ponto de venda”, diz.