O Grupo Petrópolis apresenta a sua primeira cerveja feita só por mulheres. Parte da família da marca Black Princess, nasce a FemAle, uma Strong Golden Ale.
Para a marca, esse lançamento reforça o pilar de valorização feminina em todas as esferas, o apoio pela equidade de gêneros e no combate à violência contra a mulher. Toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo será revertida para a ONG Tamo Juntas, organização social que presta assessoria multidisciplinar (jurídica, psicológica, social e pedagógica) gratuita para mulheres em situação de violência.
Maria Letícia Dias Ferreira, presidente da organização sem fins lucrativos, comenta que a violência contra as mulheres é uma questão urgente no país que tem exigido uma postura comprometida para o enfrentamento por parte do Estado e da sociedade. “A Organização atua no combate à violência de gênero e no fortalecimento das mulheres buscando oferecer suporte qualificado para que possam acessar à justiça e serviços de proteção. Estamos felizes em ver a Black Princess abraçando essa causa, sobretudo com uma cerveja que fortalece e prioriza as mulheres em todo processo”, diz.
A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestres-cervejeiras, Keilane Poltronieri e Liane Bemme. Keilane é engenheira de Alimentos e entrou no Grupo Petrópolis em 2014 como trainee de Controle de Qualidade. Aprendeu a trabalhar em todas as áreas do Industrial e, em 2018, foi para Blumenau fazer o curso de Cervejeira Técnica. Após se formar, voltou para a unidade de Petrópolis em 2019 e assumiu o cargo de Coordenadora de Processos, em que lidera toda equipe do Processo da Unidade de Petrópolis.
Formada em Engenharia de Alimentos, Liane Bemme conheceu o GP e o mundo de cerveja por meio do processo de trainee. Iniciou sua carreira na área de qualidade, se formou Sommelier de Cervejas e Cervejeira Técnica.
Todas as mulheres do time da marca Black Princess estiveram à frente do projeto, desde a concepção. O rótulo foi desenhado pela ilustradora Tami Lemos, criadora do movimento Crie como uma Garota, e traz referências à força feminina, ao empoderamento e ao combate à violência contra a mulher. O número 180 do disque denúncia contra a violência feminina também está em evidência no rótulo.
Participaram ainda as cervejeiras Elizabeth Bogenia e Fidelcina Moreira, as trainees da área Industrial Bruna de Mello Tristão e Nathália Santos de Assis e a Especialista Sensorial e Sommelier Ana Paula Nicolino.
Eliana Cassandre, head de Marketing da Black Princess e do Grupo Petrópolis, comenta a importância desse lançamento para o grupo. “O mundo da cerveja está cada vez mais aberto a um público de paladar aguçado e exigente: as mulheres! Sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou somente apaixonadas pela bebida se multiplicam pelo país e ganham protagonismo nesta cena. O Grupo Petrópolis se orgulha de ter mulheres em todas as etapas de produção de suas cervejas, em todos os cargos: da linha de produção à vice-presidência da companhia”, afirma.
A Black Princess FemAle será comercializada em long necks a partir de novembro, no Bom de Beer, e-commerce do grupo, e na Black Princess House, em São Paulo.
O lançamento da FemAle também aproximou a marca do Festival Feira Preta, um dos principais e maiores eventos de cultura negra da América Latina, que completa 20 anos de existência no próximo mês e terá novidades em parceria com a Black Princess.
A FemAle vai integrar a seleção de cervejas sazonais da marca, que já conta com a Braza Hops, produzida com lúpulo brasileiro próprio cultivado pelo Grupo Petrópolis, a Be.Witbier, a Bohemian Pilsner e a Gimme Fire.