Hoje, é ainda mais necessário ter certos cuidados na comunicação, verdade e propósito como bases de todos os conteúdos
O Grupo Petrópolis leva o nome de uma das principais regiões serranas do Rio de Janeiro, reduto de passagens importantes da história do Brasil. Lá iniciou as suas operações, em 1994. Hoje, emprega cerca de 500 colaboradores, que produzem as marcas Itaipava, Petra, Crystal e Lokal, distribuídas em cinco estados.
Mas a ligação não está só no nome. Quando a cidade de Petrópolis foi arrasada por chuvas, no último mês de fevereiro, a marca doou cerca de 11.748 litros de água e 20 fardos de TNT Energy Drink. Parte da frota ajudou na entrega de produtos e a companhia ainda disponibilizou barraca e paletes para armazenar alimentos.
Com o projeto social GP com Você, ainda apoiou 338 estabelecimentos com produtos bonificados da marca Itaipava 100% Malte.
Em 2020, no início da pandemia da Covid-19, o programa já havia amparado mais de 40 mil comércios de cinco localidades. O socorro totalizou cerca de R$ 40 milhões, incluindo infraestrutura, pagamento de contas atrasadas e salários, “dando fôlego e recomeço a muitas pessoas”, lembra Naiara Brugneroto, coordenadora de marketing do Grupo Petrópolis.
Do social para a conscientização, está o projeto Saber Beber, lançado em 2017 para estimular o consumo responsável por meio de atividades, ações em eventos e comunicação com públicos específicos. O compromisso incide na gestão da marca, que acompanha os movimentos do mercado para diminuir também a objetivação da mulher, característica marcante na propaganda de cerveja durante décadas. “Valorização e respeito às mulheres é uma questão prioritária”, garante Naiara.
Hoje, as colaboradoras participam de todas as etapas de produção das cervejas do grupo. “Do chão de fábrica à vice-presidência da companhia”, confere Naiara. A adesão das mulheres ao mercado da cerveja cresce com o surgimento de sommelières, mestres-cervejeiras, produtoras caseiras ou apaixonadas pela bebida, que se multiplicam pelo país e ganham protagonismo.
Em outubro de 2021, o Grupo Petrópolis lançou a Black Princess FemAle, produzida somente por mulheres da empresa, da brassagem ao envase, com o propósito de combater a violência doméstica. As vendas do primeiro lote foram doadas para a ONG Tamo Juntas, organização social composta por profissionais que prestam assessoria gratuita a mulheres em situação de violência e vulnerabilidade social.
“O nosso papel é estar atentos à evolução dos costumes. A gente precisa trazer o debate. Hoje, é ainda mais necessário ter certos cuidados na comunicação, verdade e propósito como bases de todos os conteúdos”, comenta Naiara. Colocar o consumidor no centro dos esforços significa estender o território do verão aos fãs de Itaipava, ter a brasilidade no mote de Petra, levar histórias não contadas por Black Princess e trafegar no ambiente dos gamers e da tecnologia com TNT Energy Drink. WMcCann, BETC Havas e VMLY&R são as agências que trabalham para o grupo.
A empresa não revela números, mas mostra sede por resultados. Lançou 12 produtos nos últimos dois anos, mesmo no cenário instável da pandemia. Um dos mais recentes é a cerveja Cabaré, mas o carro-chefe é a Itaipava Pilsen. A previsão é se adequar à retomada para fortalecer um portfólio que já tem mais de 30 itens voltados para os mais diversos perfis de consumidores.