A poucos dias para os Jogos Pan-Americanos e ParaPan-Americanos de Lima, a partir de 24 de julho, o grupo Record terá três grandes patrocinadores para sua cobertura. A emissora tem os direitos exclusivos das transmissões em TV aberta, e terá como parceiros comerciais desta edição McDonald’s, Caixa e Latam Airlines.
As entregas contemplam veiculação de mídia na Record TV, além de desdobramentos e conteúdos customizados na Record News, R7 e Play Plus, plataforma de streaming do grupo. Haverá ainda estratégias de engajamento via redes sociais, como a participação da influenciadora digital Ale Xavier, do canal Desimpedidos, que vai liderar as lives no R7. Para o McDonald’s, está previsto o selo de patrocínio da cobertura na contagem regressiva para os jogos Pan-Americanos na home do R7, além de oferecimento de lives com o resumo diário dos jogos e branded content no R7.
Já a Caixa Econômica Federal detém a compra da propriedade dos jogos para Record TV e R7 Multiplataforma. A instituição financeira é cotista no digital com mídia no portal R7 e está presente, assim como McDonald’s, na transmissão dos oito sinais ao vivo do Pan nas multiplataformas do R7.
A Latam Airlines é a companhia aérea oficial do evento e concentrou seus investimentos no digital, com a contagem regressiva para os jogos no R7 e oferecimento da marca na home personalizada para a competição.
Preparativos
A Record TV transmite os Jogos Pan-Americanos desde 2007, quando o torneio foi realizado no Rio de Janeiro. A partir de 2011, em Guadalajara, se tornou detentora exclusiva dos direitos de transmissão em TV aberta. O ciclo olímpico teve continuidade com os Jogos de Inverno, em 2010, experiência repetida também em 2014. Os Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, e a Rio 2016 completam as coberturas da emissora, que está às vésperas de embarcar para Lima, no Peru, agora em 2019.
Com expectativa de transmitir mais de mil horas de conteúdo esportivo até o encerramento dos jogos Pan-Americanos, em 11 de agosto, o grupo Record terá sua maior cobertura digital, com exibição ao vivo no R7 e Play Plus em oito sinais diferentes com comentaristas e especialistas próprios.
Na Record TV serão exibidas aproximadamente 50 horas de programação, produzidas por 350 profissionais envolvidos na operação – desses, 50 estarão na capital peruana.
Digital
Como forma de fomentar o assunto nas redes sociais, O R7 terá um emoji personalizado do Pan para quem utilizar a hashtag #PanNaRecordTV no Twitter. Para o Instagram, a emissora desenvolveu um filtro temático para repercutir os jogos. No Facebook, um grupo fechado abrigará os fãs para que discutam as competições.
As transmissões na Record também contarão com parceria com o Google. Toda vez que o usuário procurar por conteúdos sobre o Pan no buscador será impactado pelo painel com conteúdo do Grupo Record, onde os usuários terão maior interatividade através de notícias, votações, fotos, vídeos e GIFs. Haverá ainda uma área temática no Google News, onde os fãs poderão deixar dúvidas, respondidas pelos talentos da Record que estiverem no Pan.
Finalizando os novos formatos, Lucas Pereira será a voz do podcast exclusivo sobre os Jogos Pan-Americanos no Google Podcasts. As informações sobre o evento também poderão ser encontradas pelo Google Assistente, ativando o comando “Ok Google. Ouvir as notícias do R7 no Pan 2019” em celulares ou dispositivos compatíveis com o serviço assistência por voz.