O Grupo RIC (Rede Independência de Comunicação), afiliado da Rede Record no Paraná e Santa Catarina, considerado o segundo maior conglomerado de comunicação regional do país, acaba de lançar projetos para 2013. Com 11 emissoras de TV afiliadas da Record, quatro emissoras de rádio, jornais, portais e projetos multimídia que atingem 16 milhões de pessoas, a meta é prospectar anunciantes nacionais que queiram regionalizar a comunicação.
O lançamento aconteceu em um evento realizado em Foz do Iguaçu, no dia 28 de setembro, quando a RIC reuniu representantes de cerca de 35 agências de São Paulo que atendem as contas dos maiores anunciantes nacionais. Os projetos 2013 apresentados pela RIC Paraná, que estão dentro do planejamento anual, envolvem várias áreas como entretenimento, esportes, agronegócio, social, empresarial e socioambiental. Já a RICTV SC apresentou as novidades para o verão 2013.
De acordo com Leonardo Petrelli, vice-presidente executivo do Grupo RIC Paraná, a rede criou mais de 20 projetos específicos para vários setores e a expectativa é aumentar a presença de grandes anunciantes investindo no Paraná e Santa Catarina. “Está havendo um movimento forte de grandes anunciantes como Banco do Brasil, Caixa e vários outros que já entenderam que devem aplicar uma parte da verba em ações regionais”, diz. Atualmente, 20% da receita do Grupo RIC vem de anunciantes nacionais que investem no praça a praça, enquanto em torno de 10% é do anunciante nacional que faz ação regional e outros 70% vem de verbas regionais. “A meta é aumentar os anunciantes nacionais que fazem ações regionais de 10% para 20%”, comenta.
Entre os principais projetos de entretenimento, por exemplo, estão Its My Way, Garota Ver Mais, Plano de Shows e Arena Mundo RIC. Na área de esportes os projetos são Copa RIC de Futebol 7, Circuito de Corrida de Rua, RIC Open de Golf, Copa RIC de Futsal, RIC Open de Tênis e Passeio Ciclístico. Na área de agronegócio, está o Circuito RIC Rural. Já os projetos sociais incluem Luzes de Natal, Árvore Encantada, Instituto RIC, Campanha do Agasalho – Espalhe Calor e Na Direção Certa. O meio ambiente também é tema dos projetos socioambientais com It’s Aventura Eco, Caminhos da Natureza e Estação Paraná. Além disso, o Grupo RIC também valoriza a cultura local com projetos regionais como Cidades em Festa, Dia do Trabalho, Espaço da Mulher e Datas Comemorativas.
Em Santa Catarina, que durante o verão atrai mais de seis milhões de turistas, a RIC TV oferece diversos projetos como a revista sazonal Show Me, Transmissão do Reveillon de Balneário Camboriú, Summer Balneário, Beach Soccer de São Francisco do Sul, Troféu Notícias do Dia de Futsal, Destinos SC, Verão Chapecó, Carnaval Itajaí, Floripalegria e diversos outros.A RIC TV é vice-líder de audiência no estado, em todas as regiões que possui emissora. “O Grupo RIC tem 25 anos de mercado. Nos especializamos no Paraná e Santa Catarina. Temos conhecimento profundo destes dois estados nas diversas regiões e diversas classes sociais. A tendência do público de buscar a informação local é cada vez maior. Pela nossa especialização, colocamos à disposição o nosso conteúdo e relacionamento com os mercados regionais”, comenta Petrelli .
O Grupo RIC, incluindo Paraná e Santa Catarina, faturou mais de R$ 240 milhões ano passado, o que representa um crescimento de 18%. O grupo vem investindo forte em estrutura física, qualidade técnica e digitalização. “Precisamos produzir com equipamentos de qualidade aliado a um bom time de profissionais”, conta o vp. Já foram investidos R$ 15 milhões até o ano passado e mais R$ 15 milhões estão previstos para 2013 em digitalização e mais R$ 5 milhões em estrutura de produção. “Nosso foco será a expansão e digitalização”, adianta.
Paulo Makiolke, diretor de mercado do Grupo RIC PR, complementa que a estabilidade da grade de programação da RIC TV e a diversidade faz com que o mercado publicitário reconheça o novo momento da afiliada da Record nos dois Estados. Além disso, a nova classe C que migrou para classe B está muito alinhada com a programação da Record. “Mudou o perfil da audiência de televisão e a nova classe se identifica com a linguagem da Record. A televisão passa a ter um papel mais didático para esse novo público que ensina o público a consumir. A nova realidade fortalece os grupos locais, os anunciantes com comunicação regionalizada e o papel das agências, diz Makiolke.
Além dos projetos já planejados, o Grupo RIC também tem uma área específica para o planejamento e desenvolvimento de projetos especiais customizados, através do RicPro. São criados projetos e ações para exposição 360º em multiplataformas, desde ações promocionais, eventos, novos formatos de comunicação em mídia, televisão, rádio, internet, mobile, veículos impressos conforme o perfil do anunciante.
O Paraná é o 5º Estado mais rico do Brasil e tem mais de 16 milhões de habitantes. A RIC TV, que conta com a segunda maior audiência do estado, cobre 250 municípios com 313 horas de programação regional por mês. Já Santa Catarina, pelas suas belezas naturais, atrai milhares de turistas durante o verão. O Grupo RIC estimula o turismo na estação quente e também desenvolve projetos para o ano inteiro. A cobertura das duas regiões é de mais de 16 milhões de habitantes, sendo 6 milhões em Santa Catarina e 10 milhões no Paraná. O número representa cerca de 9% da população brasileira.