A GSK elegeu 2016 como o ano de combate à meningite e lança uma campanha global com o objetivo de conscientizar sobre a doença, suas causas, consequências e a importância da prevenção. Estima-se que no mundo ocorram 500 mil novos casos da doença meningocócica por ano, sendo 50 mil óbitos. A campanha conta com a participação da fotógrafa australiana Anne Guedes, embaixadora mundial da causa, e divulgará um ensaio fotográfico em Nova Iorque com bebês e seis atletas paralímpicos de diversos países, que superaram a doença, entre eles um brasileiro, durante a semana que inclui o Dia Mundial da Meningite ,24 de abril  (exemplo de foto abaixo, que mostra Ellie-May Challis, que contraiu a doença quando tinha apenas 1 ano e 4 meses. Para a campanha, ela foi fotografada com a irmã Sophie).  

A fotógrafa veio ao Brasil para lançar a campanha no inicio de março, durante um encontro com mães blogueiras, como parte da estratégia de alertar mães sobre os riscos dessa doença potencialmente letal e as formas de melhor proteger seus filhos, incluindo a vacinação. Também estavam presentes os cinco atletas paralímpicos brasileiros, que superaram a meningite e hoje defendem o nome do Brasil por meio do esporte: Jhulia Karol dos Santos, Atletismo; Suelen Marcheski de Oliveira, Atletismo; Ivanilde Cândida da Silva, da modalidade Basquete em Cadeira de Rodas; o nadador Andrey Pereira Garbe  e Filippe Santos Silvestre, da modalidade goalball. 

 Nesta segunda-feira (21), dentro da estratégia brasileira, será lançado o Concurso cultural “Meu Futuro Campeão”.  Para participar os pais devem enviar fotos dos filhos praticando esportes e aqueles que fizerem as melhores imagens ganharão uma sessão de fotos com a fotógrafa brasileira Simone Silvério e um Ipad. O cadastramento das fotos deve ser feito até o dia 24 de abril no microssite da campanha www.casadevacinas.com.br/meufuturocampeao, que será lançada no dia 21/3.  A iniciativa global tem parceria com a Confederação das Organizações de Meningite (CoMO), entidade mundial que apoia os interesses das instituições que atuam em prol do controle da doença. Além disso, uma pesquisa global, realizada em cinco países, inclusive no Brasil, vai analisar o conhecimento e hábitos de pais e mães em relação à doença. Os dados serão divulgados no dia 24 de abril. As ações da GSK no Brasil relativas a essa campanha estão sendo realizadas pela agência 3A Worldwide. 

Simone Silvério

 

Confira as imagens do making of da campanha: