Estudo apontou quais são as apostar de posições no setor de marketing para 2022 (Reprodução)

A 14ª edição do Guia Salarial da Robert Half registrou o amadurecimento dos processos de transformação digital em Vendas e Marketing, destacando a valorização dos profissionais de toda a estrutura do e-commerce e marketing digital.

“Da pequena empresa ao grande varejista, a agenda principal é a de transformação digital. Os mercados que ainda sofrem com os impactos da pandemia buscam avançar no terreno digital, enxergando em Marketing e Vendas a oportunidade de diversificação de receita e portfólio”, explicou a gerente sênior de recrutamento da Robert Half, Carolina Cabral. “Viemos acompanhando o surgimento de novos cargos e funções, que demandam habilidades mais aprimoradas de inteligência de mercado, com processamento e análise de dados, tanto para o profissional de Vendas quanto para o de Marketing, que hoje estão mais interligados do que nunca”, acrescentou.

Segundo o estudo, as posições no setor para 2022 são: executivo de contas, coordenador de marketing digital, gerente de e-commerce, gerente de marketing digital, analista de marketing digital, CRM-CX, vendas internas, gerente de produtos digitais, analista de marketing – marketplace, analista (CRO)/martech. Aos profissionais do setor, independente do cargo, são necessárias as seguintes habilidades técnicas: inglês, gestão financeira/rentabilidade, tech skills, marketing digital e funil de conversão.

Além das habilidades técninas, a Robert Half também apontou quais habilidades comportamentais são essenciais: comunicação, equilíbrio emocional, flexibilidade, criatividade/inovação e saber trabalhar em equipe.

O estudo também apontou que as previsões para as profissões do futuro são: analista martech, líder live streamer, estrutura ligada a produtos digitais.

As tabelas salariais informadas pela Robert Half mostram quatro faixas de ganhos determinadas pelo nível de qualificação e experiência do candidato, bem como pela complexidade de seu cargo ou indústria e setor de atuação. Confira:

Perspectivas de remuneração no setor de Vendas e Marketing em 2022:

Analista de Marketing Digital

Pequenas e médias: 4.100/ 6.000/ 7.400

Grandes: 6.200/ 9.000/ 11.000

CRM/CX

Pequenas e médias: 3.100/ 4.500/ 5.600

Grandes: 4.800/ 7.000/ 8.600

Gerente de e-commerce

 Pequenas e médias: 9.700/ 14.000/ 17.200

Grandes: 13.800/ 20.000/ 24.600

Analista de CRO/Martech

Pequenas e médias: 4.800/ 7.000/ 8.600

Grandes: 7.600/ 11.000/ 13.500